Eusébio destaca o dia de luta contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes

terça-feira | 19/05/2020

Neste 18 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data não poderá ser comemorada, como nos outros anos, com campanha nas ruas e distribuição de material educativo para que toda a sociedade se engaje nessa grave tarefa, mas a Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), vem, nessa data, reforçar a importância de todos colaborarem para que essa problemática seja extinta do seio da sociedade.

Segundo a secretária de DesenvolvimentoSocial de Eusébio, Michele Queiroz Cariello, o Eusébio vem atuando fortemente nesse setor, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) que continua realizando os atendimentos, de forma remota, isto é, através do telefone 99737-3515 ou pelo Disque 100. “Mesmo não podendo realizar nossa atividade presencial, devido a pandemia do coronavírus, destacamos a atuação do CREAS que vem trabalhando diuturnamente para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes de nossa cidade,” ressalta.

A Prefeitura de Eusébio conclama toda a sociedade a assumir essa bandeira de proteger as crianças e adolescentes. Segundo levantamentonacional, a violência sexual acontece, em 73% dos casos, na casa da própria vítima ou do suspeito, mas é cometida por pai ou padrasto em 40% das denúncias.

A data foi instituída em 2000, e lembra o caso do assassinato da menina Araceli, de apenas oito anos, que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.