Eusébio deve lançar Programa Municipal de Incentivo à Coleta Seletiva com a implantação do cartão Amigo do Meio Ambiente

sábado | 15/07/2023
Prefeito Acilon Gonçalves, ao lado do presidente da AMMA, Israel Araújo, e da coordenadora da Coleta Seletiva, Jaíres Lima, durante o programa Papo de Amigo (Foto: PME/Divulgação)

O programa de Coleta Seletiva do Eusébio ganhará um novo caminhão no segundo semestre deste ano para ampliar a coleta no município e vai trabalhar com a educação ambiental, realizando um trabalho em 34 escolas com os alunos e profissionais da Educação, para que os materiais produzidos nas unidades passem também a ser coletados e enviados para a triagem no galpão da Associação dos Catadores e Catadoras do Eusébio (ACCEU). Por mês, são coletados 45 toneladas, mas a meta é chegar a 250 toneladas/mês.

O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (13/07), durante o programa Papo de Amigo, com o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves. O presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Israel Araújo pontuou que o programa contava com dois caminhões, sendo um alugado e outro cedido por um parceiro (Empresa 3Corações) e agora passará a ter um caminhão próprio com recursos da Autarquia e do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Outro projeto anunciado é a criação do programa de Amigo do Meio Ambiente, que contará com o Cartão Amigo do Meio Ambiente. “O cartão terá como primeiro projeto o Programa Municipal de Incentivo a Coleta Seletiva. As pessoas poderão se cadastrar no seguinte endereço do Instagram @ACCEUEUSEBIO. Lá terá um link com todos os passos para obter o cartão, a partir de 1º de agosto. O cadastro acontecerá de 1º a 31 de agosto”, frisou.

Para participar do Programa de Incentivo à Coleta Seletiva, o cidadão terá que contribuir com resíduos em pelo menos 50% dos dias de coleta. Com isso, ele receberá um número fornecido pela internet para um sorteio na última extração da Loteria Federal, antes do Natal deste ano. O primeiro prêmio será uma motocicleta elétrica. E para cada 20 toneladas a mais coletadas, serão sorteadas mais duas motos. Outro incentivo é quem tiver o cartão Amigo do Meio Ambiente e indicar outra pessoa para participar, receberá um segundo número para participar do sorteio. Participou tambem da live a coordenadora da Coleta Seletiva da AMMA, Jaíres Lima.