Eusébio discute estratégias para garantir estoque de medicamentos nas unidades de saúde do município

terça-feira | 11/05/2021
Na reunião foram discutidas estratégias para organizar o sistema, fazendo com que não falte medicamento para a população (Foto: PME/Divulgação)

O prefeito Acilon Gonçalves esteve reunido, nesta terça-feira (11), com a equipe da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o objetivo de discutir estratégias para manter em dia o abastecimento de medicamentos em todos os equipamentos públicos de saúde do município.  A ideia é otimizar a aquisição de medicamentos mais seguros, eficazes e custo-efetivos, além de programar adequadamente as aquisições em quantidade certa e no momento oportuno.

Na reunião foi discutida a implantação do Hórus – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – que é uma importante ferramenta tecnológica utilizada para auxiliar os gestores de saúde na qualificação da assistência farmacêutica, bem como na transparência dos serviços prestados na Atenção Básica. Segundo o coordenador do CAF, Cláudio Freitas, o Eusébio já utiliza o sistema IDS, que permite gerenciar o fluxo de atendimento, agendamento de consultas e atendimento dos profissionais. “Na atenção básica os dois sistemas serão utilizados”, ressalta.

Também foi tratada a aquisição de insumos para a organização da farmácia do Hospital Municipal Amadeu Sá e a organização dos sete farmacêuticos na rede municipal no sistema. Acilon observa que a finalidade dessa organização é racionalizar a melhoria das práticas dos serviços e dos processos de trabalho. “Com planejamento vamos garantir que todos os equipamentos públicos de saúde do município tenham sempre seus estoques em dia para a correta dispensação para a população, mediante receita prescrita por profissionais de saúde do município. Com isso iremos organizar o sistema, fazendo com que não falte medicamento para a população. Esperamos que dentro dos próximos 30 dias já estejamos com todo esse abastecimento regularizado”, enfatizou.

Participaram da reunião o prefeito Acilon Gonçalves, o secretário-executivo de Saúde do município, Raimundo Lopes; Cláudio Freitas, coordenador da CAF, Hellosmam Pereira, responsável pelo setor especializado; Paula de Sousa Alves, responsável pela Farmácia do Hospital; Yngrid Dantas e Vanessa Carvalho, responsáveis pelos Postos de Saúde (fiscalização, orientação, acompanhamento da dispensação e coordenação dos pedidos para a CAF).