Eusébio discute na próxima terça a Base Nacional Comum Curricular

sexta-feira | 02/03/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município (Seduce), realiza na próxima terça-feira (6), a partir das 8h30, no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, o Dia “D” Nacional de discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo a secretária de Educação, Goretti Martins, o documento será apresentado à comunidade escolar eusebiense. O evento terá a participação de todos os técnicos da Seduce, diretores e coordenadores e um professor por escola.

Goretti afirma que a Base é um documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da educação básica têm direito de conhecer. “Esse documento poderá ajudar a melhorar do ensino não só do Eusébio, mas no Ceará e no Brasil. A BNCC está prevista na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes de Bases, nas Diretrizes Curriculares e no Plano Nacional de Educação. Esse momento acontecerá na escola Neusa de Freitas, quando serão apresentadas as dez competências gerais propostas na BNCC e as orientações sobre os cidadão que queremos formar”, afirmou a secretária.

Ela destaca que um segundo momento acontecerá nas escolas, onde os participantes do primeiro momento repassarão os estudos feitos e as orientações para os demais trabalhadores em educação. O evento será aberto pelo prefeito Acilon Gonçalves que falará em linhas gerais sobre o projeto.

Acilon frisa que a BNCC é uma demanda antiga da política curricular brasileira e vem em uma decorrência de outras ações que foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo. Observa que a Base tem o objetivo de fazer um alinhamento de políticas públicas. “A Base poderá trazer o caráter de uma maior unidade para a educação em todo o país”, pontua.

Pela BNCC, os brasileiros devem estudar na educação básica, da creche até o ensino médio. O documento define o papel dos professores e das escolas nos sistemas educacionais, relacionando esses com os alunos e as suas famílias. Também auxilia no esclarecimento dos elementos fundamentais a serem ensinados nas áreas de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Humanas.