Eusébio discute o Plano de Políticas sobre Drogas para o próximo triênio

quarta-feira | 08/07/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria de Políticas Sobre Drogas, está dando continuidade a XI Campanha de Prevenção às Drogas, que este ano tem como tema, “Dependência química: Os desafios para o cuidado em tempos de Pandemia”.Dentro da programação da campanha, a Assessoria Sobre Drogas de Eusébio participou de uma reunião do Conselho de Políticas Sobre Drogas de Eusébio (COMPOD) online, quando foi discutido o Plano Municipal de Política sobre Drogas para o próximo triênio e também foram apresentados os protocolos e decretos para o cuidado com os pacientes em tempos de pandemia.

Segundo a Assessora de Políticas Sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said, desde o dia 1º de maio que a Prefeitura através do decreto 787/2020 liberou os novos acolhimentos nas comunidades terapêuticas, seguindo um protocolo bem rígido para garantir a segurança de todos. “A retomada dos novos acolhimentos de dependentes químicos incluiu também as clínicas e afins localizadas no município ou vinculadas a Assessoria.Estamos seguindo um protocolo em caráteremergencial e provisório”, frisou

O protocolo, segundo ela, consiste em:realização de avaliação clínica prévia relativa aos sintomas de covid-19; teste com resultado negativo; cumprimento de isolamento social nas dependênciasdas comunidades terapêuticas pelo período mínimode 14 dias e antes do término do período de isolamento social na comunidade terapêutica, será procedido novo teste para COVID-19. Outro ponto, é que os pacientes do grupo de risco (idosos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes e puérperas não serão acolhidos nesse período nas comunidades terapêuticas)

Já as restrições de visitas continuam. Mas para os casos de visitas excepcionalmente autorizadas, o visitante deverá cumprir as seguintes condições: estar assintomático ao COVID-19; ter sua temperatura aferida e atestada dentro dos paramentos normais; uso obrigatório de máscara de proteção tipo n95; higienizar as mãos com água e sabão, e ou fazer uso do álcool em gel ou liquido 70%.

Visitas

A equipe da Assessoria Sobre Drogas realizou visitas às comunidades terapêuticas para a entrega de kits de Prevenção para o COVID. Também foi realizada uma visita técnica para orientação dos cuidados relativos ao isolamento em Comunidades Terapêuticas e sobre as medidas de prevenção ao COVID. Segundo Micheline, também durante a campanha estão sendo realizados teses em pacientes usuários de drogas em situação de rua.

“O avanço das drogas, principalmente entre a população jovem, é uma chaga social em todo mundo e no Eusébio não poderia ser diferente. Por isso, que anualmente realizamos, neste mês de julho, diversas atividades voltadas para alertar a sociedade e buscar formas de prevenção e combate ao uso de drogas. Esperamos com isso alertar a população para o problema e apresentar as soluções, que são dos diversos projetos que têm como público alvo nossas crianças e jovens para terem uma vida saudável, longe das drogas”, disse Micheline.