Eusébio dobra o número de testes para Covid-19 e atinge 33% da população

quinta-feira | 20/05/2021
A Prefeitura fez uma parceria com a Fiocruz para a realização das testagens. A Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 da Fundação aplica testes RT-PCR, considerados os mais confiáveis para o diagnóstico da doença (Foto: Fiocruz/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de janeiro até esta quarta-feira (19/05), praticamente dobrou o número de testes para diagnóstico de Covid-19, comparado ao volume de testes realizados por todo o ano de 2020.  Foram realizados, no total, 18.220 testes, o equivale a cerca de 33% da população de Eusebio.

Neste ano foram detectados 3.603 casos positivos. Estão em isolamento 674 pacientes, 23 estão internados e já ocorreram 65 óbitos, o que representa uma letalidade de 1,8.  O acumulado desde o início da pandemia,março do ano passado, soma 5.611 casos confirmados e 137 óbitos, projetando uma letalidade da ordem de 2.46, abaixo da média do Ceará.

Segundo a Secretaria de Saúde de Eusébio, outro ponto que merece observação é a relação entre o número de casos em isolamento, ou fase ativa da doença, e o número de pessoas internadas/dia, o que demonstra que o trabalho de testagem em massa e o tratamento medicamentoso com acompanhamento de profissionais nos domicílios, vem obtendo êxito.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que de uma maneira geral, o Eusébio tem conseguido promover a redução do agravamento da doença com medidas simples e uma equipe afiada da Secretaria de Saúde. “O trabalho não para, não tem fim de semana, feriado. Todo dia é dia de estar no enfrentamento da Covid, e os profissionais têm entendido esse momento e dado sua preciosa colaboração à população de Eusébio”, disse.

Procedimentos

Atualmente, segundo ele, nos primeiros sintomas gripais, os pacientes pode se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência para ser examinado e realizar o teste para Covid-19 (Swab). Diz que essa testagem logo no início dos sintomas, é fundamental para iniciar o tratamento e impedir agravamento do quadro. No caso de teste positivo, o paciente já entra em processo de isolamento social em sua própria residência e passa a ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que monitora sinais de alarme que podem levar ao agravamento, como febre persistente, dores de cabeça e dificuldades de respirar.

Caso a testagem dê negativa, mas os sintomas permaneçam, o paciente deve continuar em observação para repetir o teste em sete dias. O acompanhamento também é realizado nas pessoas que convivem com o positivado para Covid-19 e caso apresentem sintomas também devem procurar o posto de saúde para iniciar o processo.

Esse trabalho de testagem em massa da população, segundo o prefeito Acilon Gonçalves, é fruto da parceria firmada a Fundação Oswaldo Cruz no Ceará (Fiocruz-CE). A Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 da Fundação realiza testes RT-PCR, considerados os mais confiáveis para o diagnóstico da doença. Por dia são realizados entre 100 a 200 testes. A coleta dos exames é realizada nos Postos de Saúde e por 25 grupos de apoio, incluindo equipes de saúde da família, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá. O resultado dos testes sai em 24 horas.