Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio é a melhor cidade de pequeno porte para os idosos no Ceará, indica estudo

segunda-feira | 15/05/2017

O município do Eusébio ficou em primeiro lugar no Estado, entre os municípios de pequeno porte (de 50 mil a menos 100 mil habitantes) e o 169º no País, no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), estudo feito pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (IDL). O indice é baseado em sete variáveis: Indicadores gerais, Cuidados de saúde, Bem-estar, Finanças, Habitação, Educação e Trabalho e Cultura e Engajamento. Cada variável é obtida conforme múltiplos indicadores individuais.

O estudo considerou as cidades brasileiras organizadas em dois grupos: as Grandes, representadas pelas 150 cidades de maior população, onde se encontra Fortaleza, e as Pequenas, representadas pelas cidades com menos de 100.000, e pelo menos 50.000 habitantes, o que permitiu identificar 348 cidades. Abaixo do Eusébio, aparecem 26 cidades cearenses no ranking do IDL: Barbalha, Limoeiro do Norte, Cascavel, Russas, Quixeramobim, Horizonte, Pacajus, Aquiraz, Aracati, Tianguá, Tauá, Quixadá, Trairí, Beberibe, Camocim, Crateús, Pacatuba, Canindé, Acaraú, Itapagé, Icó, Morada Nova, Acopiara, Boa Viagem, Granja e Viçosa do Ceará.

Com 50.308 habitantes, o Eusébio aparece com o IDL agregado de 169 (que mede as variáveis do envelhecimento da população em geral); já o grupo de idosos de 60-75 ficou com o índice 177 pontos e o acima de 75 anos, com 166. A divisão em três rankings deveu-se aos critérios de prioridades que cada grupo demanda. Por exemplo, para aqueles com idade acima de 75 anos, o peso maior recaiu sobre os cuidados de saúde, enquanto que aqueles com idade entre 60 a 75 anos, os índices avaliados levaram em conta o estilo de vida ativo e as oportunidades econômicas disponíveis na cidade.

Conforme o estudo, o IDL é um índice que identifica ambientes de vida mais amigáveis aos idosos e alerta as lideranças municipais para combater os problemas que podem reduzir a qualidade de vida do Idoso. Com esse levantamento, os gestores podem promover políticas e práticas na promoção do envelhecimento ativo, suportada por uma rede de colaboração constituída por pessoas e instituições.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a ferramenta é importante no sentido de dar um norte sobre as políticas públicas necessárias para o segmento avaliado. Observa que a gestão tem como característica oferecer à crescente parcela de idosos a oportunidades de manter-se ativa e engajada, prolongando sua vida com elevados padrões de vitalidade e de autoestima. Ele destaca, além dos serviços de saúde, nos postos e na Policlínica, com a presença de especialista em Gerontologia, a Prefeitura disponibiliza os diversos serviços nos Centros de Convivência dos Idosos.

Nesses Centros é oferecido um serviço integral de atenção à Saúde às pessoas da terceira idade. No Núcleo da Sede (Parque Havaí), além dos serviços de rotina, com atendimento em fisioterapia, clínica geral, atividades físicas e de convivência, são oferecidos alguns cursos, como, crochê, violão, artesanato, além de aulas de hidroginástica aos seus usuários.

“Os idosos participam de momentos de socialização, de atividades físicas e recebem atendimentos de profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família que funcionam na Lagoinha, Timbú e Jabuti”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz. No Eusébio funcionam oito Casas de Convivência de Idosos (Parque Havaí, Cauaçu, Tamatanduba, Timbú, Mangabeira, Santo Antônio, Santa Clara e Jabuti) atendendo mais de 400 pessoas.

O Prefeito Acilon Gonçalves, observa que as pessoas da terceira idade do Eusébio, contam também com serviço especializado de geriatria na Policlínica. Ele observa que o ganho maior com as diversas atividades oferecidas, é a saúde física e mental dos participantes. “Com as atividades, eles ganham mais resistência, se sentem produtivos e conseguem ter uma vida saudável e feliz”, afirma o gestor municipal.

No Eusébio existe outro projeto que beneficia os idosos que é o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que atende pacientes acamados, convalescentes de cirurgias e pessoas com dificuldade de locomoção. O prefeito destacou, ainda, que em breve a Prefeitura está concluindo o Centro Especializado em Reabilitação que atenderá não só pessoas com os problemas motores, mas oculares e a mentais.