Eusébio é campeão nacional no pilar Educação no Prêmio Band Cidades Excelentes

terça-feira | 12/12/2023
O anúncio dos vencedores aconteceu nesta segunda-feira (11), em Brasília (Foto: ASCOM/PME)

O Eusébio é  campeão nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, edição 2023, no pilar Educação. O município recebeu o prêmio na categoria de cidades de 30 mil a 100 mil habitantes, com pontuação de 88.8. Essa foi a maior pontuação em todas as categorias, inclusive entre as cidades acima de 100 mil habitantes. Com isso, o Eusébio é destaque nacional do pilar educação no Brasil em 2023.  O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (11/12), em Brasília, em solenidade realizada no Centro Cultural do Banco do Brasil. O Prêmio é realizado através de uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila e tem o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final.

Além da Educação a premiação contempla outros cinco pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Nesta etapa nacional, os municípios foram divididos em cinco categorias de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; e acima de 500 mil habitantes e capitais. Foram inscritos 1.327 projetos.

Modelo Pedagógico

O prefeito Acilon Gonçalves agradeceu a todos profissionais de educação, as famílias, os estudantes,  “que junto com o modelo pedagógico bem administrado pelo secretário Júlio César Alexandre tem produzido resultados satisfatórios e surpreendentes positivamente, cada vez mais avançamos em educação. Isso nos levou a tirar o primeiro lugar no Brasil no Prêmio Band no quesito cidades de 30 a 100 mil habitantes e tivemos a melhor nota 88,8, no Brasil, em Educação em todos os níveis, portanto agradecendo a vocês. Eu quero dizer que meu compromisso com a cidade aumenta e nós vamos buscar ganhar todos os itens no próximo ano, porque nós vamos melhorar cada vez mais o nosso trabalho em busca de manter o Eusébio como a melhor cidade para se viver no Ceará e agora vamos rumo ao Nordeste!”

O secretário de Educação de Eusébio, Júlio César Alexandre, por sua vez, disse que o Eusébio ter conquistado o prêmio no pilar Educação entre mais de 5 mil municípios brasileiros, não é pouca coisa, bem como ter ficado com a maior pontuação entre todas as categorias, ou seja 88,8 pontos. “Não fomos só o primeiro lugar entre os municípios de 30 a 100 mil habitantes, mais entre todos os municípios brasileiros. Isso também nos traz um desafio maior. Não poderia deixar de reconhecer a nossa grande liderança política, o prefeito Acilon Gonçalves. Sem a decisão política dele, nada disso estaria acontecendo, reconheço também o trabalho de todas lideranças política do Eusébio, em particular os seus vereadores, a primeira-dama e deputada estadual Marta Gonçalves, o deputado Junior Mano e as secretaria que trabalham em conjunto conosco,” disse.

Ele também reconheceu o trabalho de todos que fazem a Secretaria de Educação com seus departamentos, chefes, assessoria técnica e em particular as escolas, nas pessoas dos diretores e diretoras, coordenadores, técnicos administrativos, vice-diretores e em particular os professores. “Meus parabéns a todas escolas, como também outros parceiros e agradecer o aluno e sua família, que estuda e faz seu trabalho, é esse conjunto de políticas públicas que faz o Eusébio se desenvolver. Os desafios aumentam, mas aumentam para uma coisa muito boa, desenvolver a aprendizagem de maneira mais eficaz e eficiente para que possa contribuir com o desenvolver os nosso munícipes”,  concluiu.

O Eusébio esteve representado na solenidade pelo prefeito Acilon Gonçalves, pela primeira-dama e deputada estadual Marta Gonçalves, pelo deputado federal Junior Mano e pelos secretários Julio César Alexandre (Educação) e Samara Cordeiro (Desenvolvimento Social).