Eusébio é certificado com o Selo Município Verde 2018

quinta-feira | 22/11/2018

Em solenidade realizada nesta quarta-feira (21) no Hotel Iate Plaza em Fortaleza, o Eusébio recebeu a Certificação e a Premiação do Selo Município Verde 2018. O município atingiu êxito na cientificação ambiental Categoria C, com Índice de Desenvolvimento Sustentável (ISA) acima de 50%. O presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, Celso Rodrigues, recebeu a premiação das mãos do secretário Artur Bruno, titular da pasta do Meio Ambiente do Estado.

Celso destaca que o certificado é concedido a cada dois anos. “Há seis anos estou à frente da AMMA e o Eusébio recebeu o selo em todas as edições já realizadas, desde então. Estamos num grupo seleto, pois só 13% dos municípios cearenses têm essa preocupação com a sustentabilidade ambiental. Mesmo com a maior rigidez dos critérios de avaliação deste ano, o município manteve a certificação. Isso demonstra que estamos no caminho certo no planejamento traçado para o que se quer no meio ambiente. Nossa perspectiva e que ao longo dos próximos anos essa qualificação seja ainda mais melhorada para atingirmos o nível A, ou seja, o nível de excelência”, disse o presidente da AMMA.

Foram premiados 24 municípios, 7 na categoria B e 17 na categoria C. Essa foi a 12ª premiação do Programa Selo Município Verde (PSMV). O prêmio é uma forma de estimular o engajamento dos municípios nas questões ambientais. A certificação é feita de dois em dois anos por técnicos que analisam gestão ambiental e ações protetivas do meio ambiente.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca as diversas ações realizadas pelo município na área de meio ambiente, como o projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos, manejo e destinação correta dos mesmos, educação ambiental, com participação das escolas, fiscalização e combate a crimes ambientais. “Realizamos uma política ambiental com planejamento e de forma coordenada e ao recebermos solicitações de empreendimentos que desejam se instalar em nossa cidade, primeiramente avaliamos o tipo de impacto e as ações sustentáveis que a empresa trará para a cidade. Isso tudo no intuito de manter nossa cidade sustentável e com seu meio ambiente preservado”, destacou.