Eusébio é contemplado com quatro viaturas para reforçar a segurança pública no município

segunda-feira | 10/07/2017

O município do Eusébio fez jus a quatro novas viaturas entregues nesta segunda-feira pelo Governador Camilo Santana em solenidade realizada no estacionamento da Arena Castelão. Participaram do evento, o prefeito Acilon Gonçalves, o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania do Eusébio Lauro Leite, o deputado estadual Bruno Gonçalves, policiais civis e militares lotados no município.

Ao todo foram entregues 329 novas viaturas para as forças de segurança que compõem o Sistema de Segurança do Ceará. O objetivo, segundo o governador Camilo Santana, é incrementar o reforço da frota, bem como aprimorar a atuação policial no Estado. Ao todo, o Governo investiu mais de R$ 28 milhões na compra dos veículos e dos equipamentos.

O secretário Lauro Leite destaca que a chegada das novas viaturas vem reforçar os trabalhos que estão sendo realizados na área de segurança, principalmente no patrulhamento das ruas e no atendimento de ocorrências com maior rapidez. Ele observa que no Eusébio, a Prefeitura atua como parceira direta dos órgãos de segurança disponibilizando pessoal e equipamentos, para auxiliar nas ações.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o município vem investindo no setor de segurança, por entender que o setor não pode ficar somente sob a responsabilidade do estado. Ele destaca a instalação do videomonitoramento e criação de uma central de monitoramento que detecta ocorrências e ações suspeitas e as comunica a Polícia; a disponibilização do telefone 153, onde os cidadãos, de forma anônima, podem fazer denúncias e alertas, para reduzir a criminalidade no município. “O Eusébio é o único município do Estado que possui esse serviço”. Ele detalha ainda o investimento na Guarda Municipal, com cursos de capacitação e equipamentos para que atuem de uma forma mais objetiva na segurança patrimonial.

Os automóveis são picapes e minivans dos modelos Duster, Trailblazer, Pajero e Aircross equipadas para atuação imediata nas ruas. Os veículos incluem tablets para monitoramento das operações em tempo real, em substituição aos TMDs (Terminais Móveis de Dados), e dotados com sistema de localização GPS, para traçar as rotas percorridas das viaturas e realizar o rastreamento das ocorrências via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

O sistema tecnológico embarcado das novas viaturas da PM utilizam equipamentos da Tetrapol (sistema de transmissão de voz) e da Autotrac (rastreamento da frota e transmissão de dados). A aquisição dos equipamentos de comunicação de dados e rastreamento via satélite/GPRS para as novas viaturas da SSPDS permite o monitoramento em tempo real das ocorrências em curso e possibilita aos agentes de segurança a chegada mais rápida aos locais de ocorrências, reduzindo assim, o tempo de deslocamento dos veículos.