Eusébio é destaque na redução do analfabetismo, com quatro escolas premiadas pelo Governo do Estado

segunda-feira | 26/06/2017

O Prefeito Acilon Gonçalves recebeu das mãos do Governador Camilo Santana, nesta quinta-feira (22), no Centro de Eventos do Ceará, o prêmio Escola Nota Dez, conquistado por quatro escolas da rede municipal de ensino do Eusébio, são elas: Escola do Largão, Miriam Abreu, Mário Sales e Josefa Sá.

A solenidade contou com as presenças da secretária de Educação do município, Goretti Martins, da primeira-dama e vereadora por Fortaleza, Marta Gonçalves e cerca de 70 professores e alguns alunos das escolas premiadas. A vitória foi bastante festejada pelos docentes eusebienses e marca o início dos festejos dos 30 anos do aniversário do município que acontece nesta sexta-feira.

O prefeito observou que em uma década do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) comemorados neste ano, o município vem implantando mudanças significativas na área de educação. O carro chefe é o projeto Tempo Integral, que neste ano atende a 58% dos alunos da rede pública municipal. “Iniciamos, desde o ano passado, a experiência de três escolas somente com Tempo Integral – Neusa Freitas de Sá, Raul Tavares II e Paulo Sá – que estão localizadas, respectivamente, nos três maiores polos populacionais do município: Centro, Jabuti e Mangabeira. A experiência tem sido exitosa e tem tido boa aceitação da comunidade” comentou. A ideia, segundo ele, é ampliar escolas em tempo integral por outras localidades no próximo ano.

Acilon pontua que o projeto tem feito o diferencial na aprendizagem de milhares de alunos do município, que chegam ao ensino médio em condições ideais para obter bons resultados na sua vida escolar. “Nossos alunos já chegam na Escola Profissional, por exemplo, com uma base diferenciada, e isso chama a atenção das empresas já instaladas no município. No futuro, eles serão uma mão de obra a ser disputada pelo Polo Tecnológico de Saúde, que está se instalando em nossa cidade”, frisou.

A Secretária de Educação do município, Goretti Martins observa que a experiência da educação em tempo integral do Eusébio, que reúne o ensino regular, com reforço escolar, atividades lúdicas, esportivas, culturais e de capacitação, proporcionam dez horas de bom aprendizado para as crianças e adolescentes até o 9º ano. “Nossa experiência tem sido copiada por diversos municípios, dentre eles, Fortaleza, que vem implantando escolas exclusivas de Tempo Integral nos moldes das eusebienses”, destaca.

A premiação nessa quinta-feira reuniu professores e alunos dos 184 municípios cearenses para premiar as 265 escolas públicas cearenses que mais se destacaram em 2016. As unidades educacionais premiadas receberam o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2 mil por cada aluno avaliado, enquanto as apoiadas ficaram com R$ 1 mil.

O pagamento das premiadas é feito em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor total devido à escola, após a aprovação pela Seduc do Plano de Aplicação de Recursos Financeiros, enquanto a segunda só será repassada após a escola atender às seguintes condições: comprovação da execução da ação de cooperação técnico pedagógica com as escolas que tenham obtido os menores resultados; manutenção ou elevação dos bons resultados obtidos e melhoria dos resultados da escola apoiada.

Em 2017, a Seduc, firmou termo de cooperação com os estados do Espírito Santo, Maranhão, Amapá e Rio Grande do Norte para promover a experiência do Programa de Aprendizagem na Idade Certa em cada uma destas unidades federativas. Por meio da experiência, a Seduc vai ajudar na elaboração de diretrizes que auxiliem na colaboração entre estado e municípios, além de promover um assessoramento técnico às equipes das secretarias, com formações, protocolos de monitoramento e avaliação ao longo do ano letivo.