Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Restrospectiva 2022: Eusébio é destaque nas políticas para as Mulheres, contra as Drogas e à favor da Vida

quarta-feira | 28/12/2022

Criadas sob o olhar do prefeito Acilon Gonçalves, a Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, a Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas e Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV) foram iniciativas que obtiveram grande destaque nos últimos anos, oferecendo direitos, proteção, inclusão e combate à violência contra si e contra os outros.

Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres

Em 2022, a Assessoria de Políticas Públicas para as Mulheres realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, um total de 1.250 exames de mamografia.

A Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres é responsável pela elaboração e execução de políticas públicas voltadas para as mulheres eusebienses e faz parte do COMDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), através da assessora de Políticas Públicas para as Mulheres de Eusébio, Yara Steremberg. Já a Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas (AEPD) deu sequência ao desenvolvimento de ações de prevenção, atenção, apoio e reinserção social e profissional de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas e tem a frente a assessora de Políticas Sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said.

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, observa que a Assessoria de Políticas para as Mulheres tem auxiliado a administração em colocar em prática as ações voltadas para a saúde e o bem-estar das mulheres eusebienses, sempre atenta às necessidades das mesmas. “Nossa rede de Saúde, de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e outras áreas, têm atuado de forma integrada com ações e programas voltados para o segmento objetivando oferecer condições para que tenham vida plena, próspera e feliz,” disse o gestor.

Neste ano de 2022, a Assessoria de Políticas Públicas para as Mulheres realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, um total de 1.250 exames de mamografia. “Essa ação foi iniciada em 2017 o que fez zerar a fila de espera por esse importante exame em nosso Município, cujo o objetivo é a detecção precoce do câncer de mama,” afirma Yara.

Ela destaca a realização, pela Assessoria, de um mutirão de prevenção ginecológica (Papanicolau) que aconteceu em três dias. Foram 80 exames realizados objetivando a prevenção do câncer de colo uterino. Já através das mídias sociais: Instagram (@doutora_yara) e Facebook (@Yara Steremberg), a Assessoria da Mulher promove, desde Janeiro de 2021, quando ocorreu o auge da Pandemia, o atendimento online de mulheres com postagens educativas com temas diversos, como saúde, empoderamento, autoestima, empreendedorismo, religião, dicas domésticas, entre outros.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, aconteceram no dia 08 de março, palestras com foco no empoderamento feminino e na saúde mental das mulheres. As palestras ocorreram nas macrorregiões do Município como: Sede, Mangabeira, Santo Antônio, Jabuti e Timbú. A Assessoria da Mulher participou, ainda, do Curso de Formação dos Guardas Municipais de Eusébio dando aula sobre Violência Doméstica e de Gênero. Durante as aulas foram discutidos assuntos como: o que vem a ser Violência Doméstica e de Gênero; Tipos de violência; Legislação; Ciclo da Violência; o que impede a mulher de denunciar; Rede de apoio e o que se pode fazer para ajudar essa mulher a romper com o ciclo da violência.

Outra ação, realizada em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, foi a vinda para o município do “Ônibus Lilás”, Unidade móvel de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. Na ocasião, houve uma roda de conversa e depois atendimento individualizado com psicóloga e assistente social para as mulheres vítimas de qualquer forma de violência e que desejaram ser atendidas.

“A Assessoria da Mulher têm dado orientações e encaminhamentos ao CREAS a pacientes vítimas de violência doméstica que nos procuram. “Durante todo o ano, nós também, recebemos convites das empresas do nosso Município para palestras com temas variados, Outubro Rosa, Novembro Azul, Saúde Mental, Violência Doméstica, dentre outros,” conclui Yara Steremberg.

Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas

O CAPs AD 24 horas foi inaugurado em junho deste ano ampliando o atendimento aos usuários no Eusébio

Em 2022, a Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas (AEPD) deu sequência ao desenvolvimento de ações de prevenção, atenção, apoio e reinserção social e profissional de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Segundo a assessora de Políticas Sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said, apesar dos desafios encontrados, reflexo do contexto de pandemia, 2022 foi um ano de muitas conquistas e avanços na rede de atenção e políticas sobre drogas municipais.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca o trabalho que vem sendo realizado no resgate de jovens e adultos do mundo das drogas. “Idealizei a Escola de Promoção a Vida e seus projetos para abrir novos horizontes para esses jovens que têm muito potencial para crescer e ter sucesso na vida. Nosso trabalho em prol do resgate de pessoas do mundo das drogas também tem obtido reconhecimento estadual e nacional. É um trabalho hercúleo, mas que nos dá satisfação e o sentimento de dever cumprido, mas queremos mais. Agora com o Programa de Redução da Vulnerabilidade, queremos desenvolver políticas públicas de forma mais efetiva para as necessidades reais da população”, destacou.

Entre as principais ações realizadas pela Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas, Micheline cita o início da Início da segunda turma de educandos da Escola de Promoção à Vida (EPV), em janeiro, que é um programa intersetorial do município de Eusébio, coordenado pela AEPD, criado pela Lei nº 1.668, de 24 de junho de 2019, que visa oferecer a oportunidade de protagonismo a adolescentes e jovens da rede de educação pública do município, que vivem em contextos de alta vulnerabilidade.

Ainda no mês de janeiro, foi lançada a campanha Janeiro Branco, que tem o objetivo de chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. Em março, aconteceu a campanha de vacinação contra COVID 19 na Praça Ivens Dias Branco, com uma ação realizada por técnicos do CAPS AD apoiada pela AEPD, objetivando a busca ativa dos usuários de substâncias psicoativas em situação de rua no Município de Eusébio.

Também em março, foi realizada a 2ª Conferência Regional de Políticas Sobre Drogas – Eusébio, com o tema “Drogas: Cuidado ou Repressão? Desafios e possibilidades da Política sobre Drogas atual no Ceará”, realizada no Auditório FIOCRUZ, que foi inserida na I Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas do Ceará, visando colaborar com a construção do Plano Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado. O evento contou com a participação das Comunidades Terapêuticas.

No mês de abril foi realizada a II Conferência em Saúde Mental de Eusébio, que debateu o tema “A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS”. Também em abril a assessora Micheline Said, ministrou a palestra sobre Prevenção de Drogas nas Escolas do Governo do Estado do Ceará, com o tema “Escola Espaço de reflexão”.

Em maio, aconteceu uma homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza à Micheline Vieira Said Bravo pelos trabalhos desenvolvidos junto as Comunidades Terapêuticas (CT) no acolhimento de usuários de drogas e seus familiares. Ocorreu também no mesmo mês, a solenidade em alusão à visita do secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Junior, ao Município, na Câmara Municipal de Eusébio.

No mês de junho, houve a criação da Lei nº 1.968, de 13 de junho de 2022, que institui a campanha Junho Branco em Eusébio. Também aconteceu a comemoração alusiva aos três anos de fundação da Escola de Promoção à Vida (EPV) e a realização da 13ª Campanha Junho Branco, com o tema Juventude + prevenção às drogas: as novas possibilidades de cuidado. No dia 30 de junho foi realizada a tão esperada inauguração do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS AD 24h).

Em setembro, ocorreu o Desfile Cívico com o protagonismo dos educandos da Escola de Promoção à Vida no Centro de Eusébio. Aconteceu também o I Encontro de capacitação e formação para aplicação do Programa de Redução da Vulnerabilidade (PRV) – Formação para os alunos promotores da vida (EPV).

Em outubro, houve a reunião técnica sobre a formação para Aplicação do Programa de Redução da Vulnerabilidade (PRV), realizada no CAPS AD 24h, entre a equipe da Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas do Município de Eusébio e facilitadores da FIOCRUZ Ceará. No mês de outubro, outra atividade foi a própria formação para a aplicação do programa, que proporcionou aos educandos e colaboradores envolvidos no processo educacional, uma oportunidade de capacitação e treinamento que lhes traga mais subsídios para a correta aplicação do levantamento situacional através do Aplicativo PRV.

Ainda dentro do mês de outubro, foi realizado o I Fórum Cearense de Prevenção às Drogas, realizado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas em parceria ACECT, como tema “Prevenção um dever de todos: a importância da Família, Estado e Sociedade.

Já no mês de novembro aconteceu o Treinamento do Aplicativo para celular do Programa de Redução da Vulnerabilidade (PRV) para os agentes comunitários de Saúde e agentes de Combate às Endemias; visita dos educandos da EPV a XIV Bienal do livro do Ceará no Centro de Eventos do Ceará e o treinamento do Aplicativo para celular do Programa de Redução da Vulnerabilidade para os alunos da Escola de Promoção à Vida.

Agora no mês de dezembro tem sido o momento de comemorações, com a realização da confraternização natalina e entrega de certificados para os educandos da Escola de Promoção à Vida (EPV) em uma cerimônia repleta de surpresas e emoções. Outro momento importante foi a assinatura da Lei Municipal nº 2.043 que efetiva a criação do Programa de Redução da Vulnerabilidade (PRV) e a confraternização natalina do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD 24h)

“As ações desenvolvidas primam pela intersetorialidade e pelo comprometimento com a população eusebiense. A Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas agradece a cada um que contribuiu e fez cada ação acontecer”, conclui a assessora especial de Políticas Sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said.

Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV)

No mês de novembro aconteceu a 3ª Semana Cada Vida Importa com atividades em escolas, postos de saúde e demais órgãos públicos

A Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), que tem por objetivo coordenar e promover ações intersetoriais de proteção e valorização da vida, iniciou o ano de 2022 com ações voltadas para a campanha Janeiro Branco, que visa a Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Na oportunidade, fez o lançamento do Manual de Proteção da Vida, objetivando auxiliar os profissionais a entender e a compreender o fenômeno suicídio e autolesão e também para consulta e suporte sobre a rede de atenção psicossocial do município de Eusébio. Segundo Rosa Leite, Coordenadora Municipal de Valorização e Proteção da Vida, no Manual pode-se encontrar algumas dicas através dos links. “Ele é auto explicativo e mostra a existência de vários riscos, que os profissionais podem observar e encaminhar para o procedimento correto.”, alertou.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que criou a Coordenadoria preocupado com os altos índices de suicídio e automutilação em todo o país, agravados pela pandemia. “A Coordenadoria vem atuando fortemente na prevenção de suicídios e automutilações e salvando vidas. Esse manual, por exemplo, lançamos para dar subsídios aos profissionais sobre esse problema que tem se agravado. Através dele, os profissionais poderão identificar casos que necessitem de um melhor acompanhamento para que vidas possam ser salvas,” frisou.

A CMVPV realizou em maio passado uma palestra na cidade de Jijoca de Jericoacoara durante o Seminário de Nivelamento do Projeto Social “Ressignificando vidas: Protegendo crianças e adolescentes na Pandemia da Covid-19”. E em junho, foi inaugurada a sede da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida e da Família Acolhedora. O novo espaço possui salas de coordenação, almoxarifado, banheiros, copa, salas de atendimento e sala do Programa Família Acolhedora. No local são realizados atendimentos em grupos e individuais, rodas de conversas, capacitação, atendimento on-line, palestras, workshops.

Em setembro, a Coordenadoria firmou parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) para realizar campanha de prevenção ao suicídio no trânsito. Ainda em setembro a CMVPV realizou várias ações em alusão a campanha “Setembro Amarelo” – Mês da Prevenção ao Suicídio. Atualmente o órgão realiza o acompanhamento de 90 pessoas, entre adolescentes e adultos, que são realizados de forma remota e presencial, dependendo da disponibilidade de quem frequenta o acompanhamento.
Já no mês de novembro aconteceu a 3ª Semana Cada Vida Importa com atividades em escolas, postos de saúde e demais órgãos públicos, culminando com o “Apitaço Cada Vida Importa” saindo da Praça 23 de Junho em direção à Praça Ivens Dias Branco (Polo) e a construção da árvore da vida.