Eusébio é pioneiro no Ceará na implantação do projeto-piloto Ecofarmácia

segunda-feira | 21/02/2022

O município de Eusébio foi escolhido para ser o primeiro a implantar o projeto piloto do programa Ecofarmácia – Descarte inteligente. O programa consiste em realizar de forma correta o descarte de medicamentos vencidos ou em desuso. Nesta terça-feira (22) às 13h na Farmácia Central, no Polo de Lazer Ivens Dias Branco acontecerá a solenidade de implantação do programa com a presença do Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, de Cristiano Oliveira, diretor da empresa Análise Lógica, responsável pelo programa Ecofarmácia, além da equipe da Autarquia do Meio Ambiente e Controle Urbano e da Secretaria de Saúde de Eusébio.

A coordenadora de Inclusão Digital da Prefeitura de Eusébio, Silvana Fujita esclarece o motivo do município ter sido escolhido. “O Eusébio foi escolhido por estar localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, e estar sempre em desenvolvimento, tendo em seu território o Polo Tecnológico de Saúde, onde fica na Fiocruz”, esclareceu.

O Decreto 10.388 de 06/2020 obriga que farmácias e drogarias disponibilizem em suas dependências um coletor de medicamentos vencidos ou em desuso. Um dos objetivos do programa é conscientizar as pessoas a fazerem o descarte correto, que é levar o medicamento vencido a uma farmácia mais próxima de sua casa, que a mesma fará o descarte. Essa ação poderá bonificar a pessoa futuramente, como atualmente acontece com quem faz reciclagem e obtém desconto na conta de energia, por exemplo.

“O Eusébio vai partir na frente para ser a primeira cidade cearense a ter o local apropriado para fazer o descarte correto de medicamentos e, assim evitar que o meio ambiente do município seja contaminado. E, esse local será na Farmácia Central do município”, destaca Silvana Fujita.