Eusébio e Governo do Estado certificam 64 jovens do projeto Primeiro Passo – Linha Jovem Aprendiz

quinta-feira | 20/02/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), certificou nesta quarta-feira (19), 64 jovens do Projeto Primeiro Passo – Linha Jovem Aprendiz. Eles tiveram 1.280 horas/aulas nas áreas do comércio e operação de telemarketing. O projeto é coordenado pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos do Estado (SPS). Dos 64 formados, 37 já estão inseridos no mercado de trabalho.

A linha de ação Jovem Aprendiz qualifica estudantes de 16 a 22 anos, que já tenham concluído os estudos em escolas públicas. Nas capacitações, que duram 11 meses, os inscritos recebem fardamento, lanche, material didático e são remunerados pela empresa, de acordo com a Lei de Aprendizagem nº 10.097.

O secretário Executivo da SPS, Francisco Ibiapina, destacou os números do projeto no Eusébio. “Dos 80 inscritos, 64 concluíram o curso e estágio e 60% destes estão no mercado de trabalho. Isso é fruto de todo o empenho que agente tem feito para que esse projeto seja realidade e principalmente de vocês. Não adianta o Governo do Estado trazer o projeto, nem a Prefeitura apoiar, ou mesmo a empresa abrir as oportunidades, se vocês alunos não se empenharem”, pontuou.

Ressaltou que esse resultado traz motivação para que mais cursos sejam trazidos para o Eusébio e que a parceria com a Prefeitura tenha continuidade. “Trago uma mensagem da secretária Socorro França. O que ela acha mais espetacular nesse projeto é o apreender o conhecimento. Vocês estão levando a experiência, o certificado, mas estão levando também o conhecimento, que é libertador, e isso ninguém vai tirar de vocês”, asseverou.

O aluno Carlos Daniel, que representou a turma de formandos, agradeceu pela iniciativa do programa que capacita os jovens para entrar no mercado de trabalho. “Eu fui um dos abençoados de estar no mercado de trabalho. Agradeço a Prefeitura, o Governo do Estado e a Empresa Lomacom, onde fiz um pouco de cada setor e tive um amplo conhecimento do funcionamento da empresa. Agora fui contratado para fazer parte do quadro de funcionários da empresa, no setor de Qualidade,Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente”, destacou..

Estiveram presentes na solenidade: a Secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Michele Queiroz; o secretário-executivo de Proteção Social do Estado, Francisco Ibiapina; a coordenadora do projeto Primeiro Passo, Silvana Rodrigues; a sócia diretora da Empresa Parceira Lomacon Locações e Construção, Giordana; o orador da turma que deu seu depoimento, Carlos Daniel e os vereadores Nonato Xilito, Neila de Castro e Francisco França, presidente da Câmara Municipal de Eusébio.