Eusébio é incluído na categoria C do Mapa do Turismo Brasileiro

quarta-feira | 20/09/2017

O município de Eusébio foi classificado na Categoria “C”, no novo Mapa do Turismo Brasileiro, criado pelo Ministério do Turismo (MTur). A nova metodologia tem como base quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. No país, o estudo contempla 3.345 municípios agrupados em cinco categorias, de A até E.

No Ceará, 62 cidades foram agrupadas em categorias de A até E. Fortaleza, assim como todas as capitais brasileiras, ficou na categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Outros 8 municípios cearenses, como Juazeiro do Norte, Canindé e Beberibe foram inseridos na categoria B; e 22 na categoria C. Além de Eusébio, estão incluídos Cascavel, Itapipoca e Quixeramobim. As 31 cidades restantes foram categorizadas como D e E.

A categorização, como é chamada, atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o tamanho da economia do turismo de cada localidade.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu, a ferramenta oferece elementos para aprimorar a gestão do turismo; ajuda a otimizar a distribuição de recursos, além de promover o desenvolvimento do setor. A ideia é que a ferramenta auxilie no aperfeiçoamento da política de Estruturação dos Destinos Turísticos. “Temos locais e eventos com grande potencial de atração política, como o Rio Pacoti, os mangues, as dunas do Cai n’água, nosso Polo de Lazer, diversas lagoas, além de festas como a Paixão de Cristo e eventos automobilisticos no Autódromo, opções que tornam nosso município um atraente destino turístico”, disse o secretário.

O prefeito Acilon Gonçalves entende que a categorização deverá aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, investimentos para a melhoria da infraestrutura turística no município. “Por seu potencial econômico e projetos de largo alcance social, o Eusébio é um excelente destino a ser trabalhado e explorado pelos órgãos de turismo do País”, avalia o gestor.