Eusébio é Medalha de Bronze na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia

quinta-feira | 05/10/2017

O Eusébio é Medalha de Bronze pela terceira vez consecutiva na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que está em sua vigésima edição. Desta vez foram premiados seis alunos da 4º série do  5º ano e um do EJA, do turno da noite, da Escola Mirian Abreu, que integra a rede municipal de ensino do município. Eles obtiveram notas superiores a 9, numa disputa com mais de 800 mil alunos. Ao todo, foram 64 alunos eusebienses que realizaram a prova.

A Escola Municipal Mirian Abreu participou pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Foram premiados: Duca Pereira de Lima, aluno da Educação de Jovens e Adultos (noite); Evelyn Aliciah Oliveira Ladislau, Gabrielle Nascimento da Silva, Natanael Sousa Lima e Rhaynne Costa de Araujo, do 4º ano..

Segundo a secretária de Educação do Município, Goretti Martins, o trabalho foi desenvolvido com o apoio, colaboração e dedicação de toda Equipe de Gestão Escolar (Diretora, Secretária, Coordenadores, Professora de Apoio Pedagógico e Professora da Biblioteca). com apoio do professor Jairo Cardoso e professores do 4º ano e da EJA, do 2º ao 5º ano, sob as orientação do representante da OBA, Jerônimo Costa (4º ano).

A prova foi realizada no dia 19 de maio deste ano.  Participaram da competição 64 alunos, onde todos foram valorizados, recebendo o certificado de participação independente da nota na avaliação. Em todo país foram quase um milhão de estudantes que participaram da olimpíada de 7.915 escolas.

A Olimpíada é organizada anuamente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira, com recursos, principalmente, do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).  A OBA é executada por uma comissão de astrônomos profissionais, pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Especial Brasileira.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o resultado é um sinalizador do nível de aprendizado dos alunos do município, que mesmo diante de um desafio com mais de 800 mil concorrentes de todo o país, conseguiram ter destaque. “Esse é um evento de grande envergadura com a participação de mais de 7 mil escolas do País. Quero parabenizar a cada profissional envolvido nessa conquista e cada aluno, que se esmerou e se dedicou aos estudos para que obtivéssemos o destaque recebido”, pontuou.