Eusébio é o primeiro do Ceará e o sétimo do País no total da população inserida no mercado de trabalho

quarta-feira | 17/07/2019

O Eusébio é o primeiro município no ranking de população ocupada no Estado e o sétimo do País, com 82,2% dos seus 52.880 habitantes ativos no mercado de trabalho. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2017. Comparado com outras cidades economicamente mais fortes, como Fortaleza, que tem 32% de sua população ativa no mercado de trabalho, Maracanaú (26%), Caucaia (11,1%), Juazeiro do Norte (20%), Sobral (24.6%), Crato (15,1%) e Iguatu (15,5%), o Eusébio está bem à frente.

O crescimento econômico do município nos últimos 14 anos é o fator principal do recorde de pessoal ocupado, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel. Outro fator, citado por ele, é o requisito definido pela Prefeitura, que as empresas busquem empregar mão de obra local, quando da instalação nas mesmas no município.

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, também faz parte desse processo, com o oferecimento de cursos de capacitação de mão-de-obra, em parceria com as empresas. Segundo a secretária Michele Queiroz, a demanda tem sido crescente e a prefeitura vem buscando parcerias com órgãos como Sesc, Senai, Sebrae, entre outros, para oferecer capacitações necessárias para o mercado de trabalho local.   O prefeito Acilon Gonçalves pontua ser uma política pública de sua gestão abrir espaços no mercado de trabalho para os trabalhadores locais. “Diante da concorrência de trabalhadores de Fortaleza e de município vizinhos, estamos buscando capacitar nossa mão de obra para atender as exigências do mercado e temos obtido sucesso. Acreditamos que essa política, que já vem dando frutos, seja fortalecida nos próximos anos para que mais trabalhadores do município possam entrar no mercado de trabalho, e assim melhorar sua situação econômica e social”, enfatizou.