Eusébio é o primeiro município do Brasil a receber o IPTU pelo PIX

quarta-feira | 10/02/2021
Neste ano quem preferir pagar a Cota Única, o prazo será até 10 de março e o contribuinte ainda poderá ter desconto de 10% (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio é o primeiro município do Brasil ao utilizar PIX para recebimento de tributos. Segundo o secretário de Finanças e Planejamento de Eusébio, Alexandre Cialdini, os boletos do IPTU, que podem ser impressos através do portal da Prefeitura (www.eusebio.ce.gov.br), já trazem o QR Code que direciona para o pagamento com PIX. “Fizemos uma parceria com o Banco do Brasil. O Eusébio é a primeira cidade a utilizar esse sistema e a partir daqui o modelo será levado para outros municípios”, destaca.

Cialdini ressalta que os contribuintes também receberão o boleto físico em suas residências. Neste ano, para quem preferir pagar a Cota Única, o prazo será até 10 de março, com desconto de 10%, desde que não exista débito do IPTU inscrito em dívida ativa ou com parcelamento em atraso até 31 de dezembro do exercício anterior ao do fato gerador do tributo. “Caso o contribuinte queira pagar de forma parcelada, poderá fazê-lo em oito parcelas iguais e consecutivas com o primeiro vencimento também em 10 de março de 2020 e o último em 13 de outubro de 2020”, pontua.

Segundo o secretário, a orientação do prefeito Acilon foi que a Sefin encontrasse formas de facilitar a vida dos contribuintes. “Fomos orientados buscar iniciativas tecnológicas que pudessem criar uma relação muito mais fácil com o contribuinte, para que pudessem pagar com facilidade seus tributos. Nessa linha conseguimos fazer uma parceria com o Banco do Brasil e com uma empresa de tecnologia que está operando no município, para criar esse processo de pagamento através do PIX. Hoje, basta o contribuinte baixar o PIX pelo QR Code que consta no boleto através de seu celular, tablet ou computador e fazer o pagamento a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana,” enfatiza.

Cialdini assevera que a Sefin inicia essa campanha de pagamento do IPTU em dia para que o morador do Eusebio abrace a cidade, pois ao abraçar a cidade estará abraçando também a responsabilidade que ele tem com o município. “O IPTU é a segunda principal fonte receita do município e essa possibilidade de estar adimplente com o IPTU possibilita que o município possa manter sua ampla rede social em pleno funcionamento”, argumentou.

Ganhos Sociais

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o Eusébio tem garantido diversos ganhos sociais, através do pagamento em dia impostos pelos contribuintes. “Hoje nosso município é conhecido pelos excelentes serviços públicos e programas sociais que têm atraído pessoas de outros municípios que querem residir aqui, entre eles o Transporte Gratuito, o Tempo Integral nas Escolas, o sistema de Saúde resolutivo, o Programa de Renda Mínima e diversas outras ações nos setores culturais, esportivos, de lazer, obras e manutenções da infraestrutura que têm tornado nossa cidade um local melhor para todos. Com o IPTU em dia avançamos com o desenvolvimento do Eusébio”, concluiu.