Eusébio sedia Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo

quarta-feira | 08/01/2020

O Eusébio sedia de 12 a 18 de janeiro a Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo que receberá artistas de todos os estados brasileiros, de países da América Latina e da Europa. O evento, que conta com apoio da Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, acontecerá na cidade cenográfica Eusebelém, no Polo de Lazer Francisco Ivens de Sá Dias Branco e na Associação CircoLar Sr. Juarez.  A realização é da Batuta Produções e Associação de CircoLar Sr. Juarez.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, o evento é de grande magnitude e trará para o município artistas renomados do mundo do circo. “Teremos a realização de espetáculos gratuitos, shows, oficinas, festas e rodas de conversa. Serão sete dias intensos de atividades voltadas para a arte circense. E para atender a população, serão montadas duas lonas de circo, uma na Eusebelém e outra no Polo de Lazer. Além disso utilizaremos a estrutura Ginásio Joaquim Gregório, do NAEC e da Associação CircoLar”, disse.

A abertura acontecerá no dia 12 a partir das 19 horas. Segundo Maurício Rodrigues, o palhaço Batuta, que é produtor e um dos organizadores da convenção, o evento será um marco, pois em sua vigésima edição (já que é realizado desde 1999), esta é a primeira vez que é realizado fora do circuito sul-sudeste. “É a maior convenção do país e trará artistas de todos os estados, da Argentina, Chile, Uruguai e países europeus também”, enfatiza

Ele observa que a convenção é um evento colaborativo realizado por artistas e colaboradores em todo Brasil. Temos convenções de cada estado. Em 2018, realizamos a 7ª Convenção Cearense aqui no Eusébio. O sucesso daquela edição e a boa parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, foi fundamental para que o Eusébio fosse escolhido para ser a primeira sede da Convenção Brasileira no Norte e Nordeste”, ressaltou.

Batuta ressalta que as apresentações dos espetáculos serão abertas ao público e acontecerão a partir das 17 horas. Já as oficinas terão início diariamente a partir das 9 horas, tanto nas lonas de circo como na Associação CircoLar. O evento contará também com espetáculos com ingressos limitados, que acontecerão a partir das 22 horas. Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente das bilheterias uma hora antes do início dos espetáculos.

Para os interessados em imersão no evento, existe a opção do acampamento.  Mas para participar do camping, com direito a café da manhã, almoço e jantar e participação de toda programação interna existe uma taxa cobrada pelos organizadores. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (85) 985433936 – Fred Joca ou (22) 997113536 – Marina Petersen.  A programação da XX Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo pode ser acessada pelo Instagram (@cbmcirco) e pelo Facebook (https://www.facebook.com/cbmcirco/).

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o Eusébio recebe de braços abertos os artistas circenses de todo país e do exterior para esse grande evento. “Nos sentimos felizes de sermos o primeiro município do Nordeste a sediar a convenção nacional. Isso demonstra o reconhecimento do apoio que temos dado à Cultura e ao Turismo, através de políticas públicas que têm possibilitado o fortalecimento da cidadania e da melhoria de vida do nosso povo. Com esse grande evento, teremos também o fortalecimento de nossa economia, com a presença de inúmeros turistas que virão participar das atividades, deixando divisas em nossa cidade”, pontua.