Eusébio é o quarto município da Região Metropolitana com mais empresas abertas em 2019

terça-feira | 16/07/2019

O Eusébio foi o sétimo município com mais empresas abertas neste ano no Estado e o quarto da Região Metropolitana de Fortaleza. Foram 526 novos empreendimentos, segundo a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). O mesmo ranking mostra que foram fechadas 176 empresas no mesmo período, ficando um saldo positivo de 350 novos negócios. No total, o município atualmente possui 7.281 empresas de diversos portes. Com relação ao ano passado, quando haviam 6.697 empresas, o crescimento foi de 8,72%.

No ranking geral, Fortaleza aparece em primeiro lugar com 19.220 novas empresas abertas neste ano, em seguida aparece Juazeiro do Norte com 1.778, Caucaia com 1.624, Maracanaú com 1.272, Sobral com 1.012 e Crato com 634. No total foram abertas 41.557 empresas neste ano no Ceará.

De acordo com a Junta Comercial do Ceará, dos novos negócios abertos neste ano, 92% são empresas individuais, que inclui os Microempreendedores Individuais (MEI), 5% são de sociedade limitada, 2,2% de empresa individual de responsabilidade limitada, e o restante (0,8%) de cooperativas, sociedade anônima fechada e consórcio de sociedades.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Eusébio, Eilson Gurgel, atualmente a Junta tem facilitado o processo de registro e formalização de negócios, reduzindo o prazo para apenas cinco dias. Já para dar baixa de uma empresa a espera pode chegar a três dias. Destaca que para abrir ou encerrar uma empresa, o interessado deve acessar o site www.Jucec.Ce.Gov.B e clicar em “Portal de Serviços”, e seguir as orientações.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que recentemente o Eusébio aderiu ao Projeto Integrar da Junta Comercial, que vai facilitar os processos de abertura e legalização de empresas no município. “Os trâmites se darão em um ambiente virtual, com toda a documentação digitalizada”, afirmou.

Ele observa que, após implantado o sistema teremos a simplificação e racionalização do processo de registro e legalização do empresário e sociedades empresariais com maior acessibilidade, o que irá, com certeza, estimular o ingresso de novos empreendimentos na economia formal, reduzindo os custos e prazos para o empreendedor.” enfatiza.