Eusébio é o quarto município do Ceará com mais empresas de reciclagem

quarta-feira | 30/11/2016

O Eusébio é o quarto município do Ceará com mais empresas formalizadas no setor de reciclagem de materiais sólidos. A informação consta no Censo da Indústria e Reciclagem do Ceará 2016, publicado pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde). São sete empresas formalizadas, num mercado que movimenta no Estado anualmente mais de R$ 600 milhões e gera mais de 14.000 empregos diretos e indiretos.

Fortaleza aparece em primeiro lugar com 272 empresas, seguida de Caucaia, com 16 e Maracanaú, com 10. Sendo que 95% são micro e pequenas empresas. Segundo o Sindiverde, apesar do pouco número de empresas formalizadas, o setor possui um grande potencial de expansão para os empreendimentos já atuantes e, também, para a criação de novas empresas de micro, pequeno e médio portes, alavancando negócios e gerando emprego e renda para a sociedade local.

Em termos de região Nordeste, o Ceará responde por 17,6% do Resíduos Sólidos Urbanos gerados, sendo um dos estados brasileiros que mais trabalha na reciclagem. Apesar dos números positivos, o Sindiverde observa que estes não têm sido suficientes para resolver questões elementares como as que dizem respeito aos resíduos destinados aos aterros sanitários e lixões, onde o índice de aproveitamento é baixo.

O Censo levou em consideração as empresas sindicalizadas ao Sindiverde. Outra fonte que serviu como base foi mapeamento existente em levantamentos anteriores, incluindo os municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, Eusébio, Maranguape, Aquiraz, Guaiúba e Pacatuba. Outra fonte utilizada como base para a pesquisa foi a lista das associações e cooperativas ligadas à rede de catadores.

As empresas eusebienses que fazem parte do levantamento são: Brasil Rciclagem, que trabalha com a separação e acondicionamento de plástico, papel, metal e vidro, situada no bairro Timbu; a C Napoleão Bastos Tigre, também no Timbu, que atua nos setores de transporte, tratamento, descontaminação, disposição final de resíduos de classe 1 e 2; C.S Reciclagem, localizada no Timbú, que trabalha com a moagem de Borras PP , PE e PVC.

São citadas ainda; a Limptudo que realiza a coleta tratamento de resíduos sólidos; a R & T Plásticos Industriais Ltda, no Jabuti, que atua na área de reciclados de sacos e sacolas plásticas – 250 Ton; a Reciclo Reciclagem e Logística Ltda, que trabalha com agregados reciclados (areia, britas) e a Ultralimpo Empreendimentos e Serviços Ltda, no Coité, que realiza gestão ambiental, coleta seletiva e licenciamento ambiental.

Segundo o prefeito Júnior, outras empresas de reciclagem estão em processo de formalização e instalação na cidade, que é hoje, segundo ele, um polo referencial do setor. O prefeito destaca ainda a existência, no município, da Associação de Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos de Eusébio, que tem realizado, com apoio do poder público, um trabalho de coleta seletiva de resíduos sólidos que já atende 70% dos moradores da cidade.

A Associação conta com 20 catadores que atuam em forma de cooperativa, com dois caminhões de coleta e sistema de educação ambiental visando que mais famílias adiram ao sistema. A Associação conta com uma Central de Triagem no Bairro Santa Clara, que também funciona com apoio da Prefeitura Municipal.