Eusébio é o quarto no ranking na criação de empregos no primeiro semestre de 2018 no Ceará

segunda-feira | 30/07/2018

O Eusébio abriu 7.019 vagas de emprego no primeiro semestre deste ano, ficando quarto lugar no Estado, atrás apenas de Fortaleza, que atingiu 113.854 vagas; Maracanaú, com 9.559 e Juazeiro do Norte, com 7.420. Com relação ao saldo do período o Eusébio atingiu com 288 vagas. Foram 6.731 demissões. Nos últimos 12 meses o município totalizou 13.067 empregos criados com carteira de trabalho, 12.389 demissões e um saldo de 678 empregos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No mês de junho, o Eusébio ficou em terceiro lugar no Estado em número de vagas abertas – 1.274. As áreas que mais empregaram foram Serviços, com 722 empregos criados; seguida pela Construção Civil, com 219 e o Comércio que empregou 108 trabalhadores. Os serviços industriais de utilidade pública contribuíram com 24 vagas e a agropecuária com cinco vagas.

Apesar da abertura de vagas crescentes no município, a situação da economia do país ainda apresenta recessão, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel. Ele observa que apesar do saldo positivo no ano de 2018, o mês de junho foi marcado por um saldo de menos 37 empregos no mercado de trabalho no município. “Um número que com certeza será compensado nos próximos meses, pois a tendência é que a economia melhore e os empresários tenham mais confiança em ampliar seus empreendimentos,” avalia.

O Prefeito Acilon Gonçalves observa que o saldo positivo do ano demonstra que o Eusébio tem conseguido manter a curva de crescimento que vem experimentando nos últimos anos. “Estamos trabalhando para manter o nível de empregabilidade e crescimento da economia do município, o que tem nos dado condições manter o desenvolvimento dos projetos sociais, que tornaram o Eusébio, uma cidade que tem atraído muitas famílias, em busca de maior tranquilidade e qualidade de vida”, ressalta o gestor.