Eusébio é o segundo município do Ceará a implantar o piso salarial dos agentes de saúde e de endemias

quinta-feira | 02/06/2022
Eusébio e Aquiraz anteciparam a adoção do piso salarial em reconhecimento às duas categorias (Foto: Levy Oliveira(PME)

A Prefeitura de Eusébio segue o exemplo da Prefeitura de Aquiraz e anuncia a antecipação do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de endemias para dois salários mínimos. Em evento, realizado nesta quinta-feira (02/06) no auditório do CAPs Geral, o prefeito Acilon Gonçalves fez o anuncio oficial do reajuste para as duas categorias, ao lado do prefeito Bruno Gonçalves e demais autoridades presentes. O piso nacional, apesar de aprovado a nível nacional, ainda encontra resistências de alguns estados e prefeituras para ser implantado.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou que as prefeituras que ainda não estão pagando o piso não estão ilegais, pois a lei determina que os recursos para o pagamento do piso devem ser enviados pelo Governo Federal. “Mas na vanguarda e por reconhecimento por essa categoria, o prefeito Bruno Gonçalves foi o primeiro prefeito do Brasil a implantar o piso e nós do Eusébio somos a segunda cidade” ressaltou.

O prefeito Bruno Gonçalves destacou que tudo que faz no Aquiraz é comparado ao Eusébio. “Mas lá os salários estão muito defasados em comparação com o que o Eusébio paga. Portanto estamos lutando para regularizar nesse mandato os salários dos servidores. Aqui estamos num momento histórico, que é a concessão do piso salarial mais justo entre todos. Além do piso, vocês terão a garantia do reajuste anual. Chamei o Acilon para sermos as primeiras cidades do país a adotar esse piso, pois vocês muitas vezes são motoristas, psicólogos, assistentes sociais, médicos. Estamos mostrando que se duas cidades podem pagar o piso o Estado também pode”, disse.

A presidente da Associação dos Agentes de Endemias de Eusébio, Patrícia Ferreira, externou sua felicidade e afirmou estar ainda impactada com essa grande vitória. “Essa é uma das maiores vitórias que a nossa categoria já teve. Estamos contentes, pois a luta foi grande. Estivemos em Brasília e lutamos muito. Essa decisão das prefeituras de Aquiraz e Eusébio significa valorização para a nossa categoria, porque nós merecemos, somos os servidores profissionais de base, de ponta, que estamos dia e noite na casa das pessoas, sol a sol. É justo que tenhamos conseguido essa grande vitória, agradecemos a Deus, aos deputados e senadores e ao nosso gestor por ter nos dado essa grande vitória. Que Deus nos abençoe!”, enfatizou

Já a vice-presidente da Associação dos Agentes de Saúde, Eucilene Vieira, disse que seu sentimento é de gratidão ao prefeito. “Nossas categorias realmente foram reconhecidas por todo trabalho que está realizando a algum tempo”. O presidente do Sindeus, Sávio Abreu destacou que a vitória é de duas categorias que são extremamente organizadas e que caminham com o Sindicato dos Servidores de Eusébio. “Não poderia ser levianos e deixar de agradecer as prefeituras de  Eusébio e de Aquiraz por essa decisão. Também não poderia deixar de pedir aplausos para o companheiro Flávio Costa que esteve em Brasília representando a Conax, representando a Associação e o Sindeus para que o piso fosse aprovado pelo Congresso Nacional, nossos parabéns à administração e aos servidores”, frisou.

O secretário-executivo de Saúde, João Braga, em nome da secretaria agradeceu a presença de todos, “conversando com o Dr. Acilon, informamos que o fardamento, os insumos de vocês estão sendo providenciados, a licitação já foi finalizada e até o final do mês, é compromisso, entregar as balanças, os fardamentos, as mochilas, para dar uma melhor condição de trabalho a todos vocês e qualquer coisa que precisem estamos de portas abertas,” disse.

O ex-deputado Raimundo Gomes de Matos disse que a luta foi grande em Brasília para que pudesse, dentro da constituição, dar esse direito às duas categorias. “Só temos três profissões que têm direito na constituição a piso salarial, os professores, os agentes de saúde e os agentes de endemias. Foram três mudanças na Constituição para garantir essa vitória para vocês. O programa agente de saúde começou com o trabalho voluntário das mães no Governo Tasso Jereissati, tendo à frente o Dr. Carlile Lavor. Graças a vocês hoje somos exemplo para o mundo em atendimento básico a saúde”, frisou.

A vereadora Silvia Aragão em nome da casa legislativa parabenizou a categoria. “É com amor e respeito que sempre estamos do lado de vocês. Quero parabenizar o prefeito Bruno Gonçalves e agradecer e parabenizar o prefeito Acilon por acolher essa iniciativa do prefeito Bruno. A Casa legislativa está sempre a disposição de vocês e o que estiver ao nosso alcance faremos. Parabéns! vocês são mais que merecedores” salientou.

No final da solenidade, o prefeito Acilon anunciou ainda a entrega de smartphone para os agentes de saúde e um concurso ou seleção publica para selecionar novos agentes de saúde para atender as áreas descobertas. “O agente de saúde trabalha perto da casa, isso é uma exigência legal, os agentes de endemias que vão para longe a gente vai disponibilizar até o final do ano uma moto para cada um,” prometeu.