Eusébio é o segundo município do Ceará com melhor gestão fiscal

quarta-feira | 08/11/2023

O município de Eusébio é o segundo município do Ceará com melhor gestão fiscal de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) de 2023. O município ficou com um índice de 0,8929, de um máximo de 1. O ranking foi divulgado segunda-feira (6), pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Completam o ranking o município de Maracanaú, com nota de 0,9179 e São Gonçalo do Amarante, com 0,8545.

Na pontuação que varia de zero a um, o índice é composto pelos indicadores de “Autonomia”, “Gastos com Pessoal”, “Liquidez” e “Investimentos”. Após a análise de cada um deles, a situação dos municípios é considerada crítica (resultados inferiores a 0,4 ponto), de dificuldade (resultados entre 0,4 e 0,6 ponto), boa (resultados entre 0,6 e 0,8 ponto) ou de excelência (resultados superiores a 0,8 ponto).

O Eusébio apresentou índices de excelência nos indicadores de Autonomia (1.0000), Investimentos (0,9553) e Liquidez (1.0000) e apresentou boa gestão em Gastos com Pessoal (0,6164). Segundo a secretária de Finanças e Planejamento de Eusébio, Mércya Benevides, o município de Eusébio tem hoje a maior eficiência tributária da Região Metropolitana de Fortaleza, com uma média per capita de R$ 1.663,50 em tributos arrecadados, superando grandes municípios da Região. “Além da eficiência tributária, Eusébio apresenta a maior autonomia fiscal do Estado, uma vez que 33% e suas receitas totais são oriundas do esforço fiscal do Município”, disse.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o Eusébio subiu uma posição no ranking com relação ao estudo anterior, quando estava na terceira colocação. “Melhoramos em todos os índices, o que demonstra que estamos no caminho certo. Investimos em tecnologia, numa legislação mais efetiva e moderna e na capacitação dos profissionais, para chegarmos a essa boa gestão fiscal. O estudo é isento e tem credibilidade, feito por uma entidade das mais respeitadas do país, com base em dados oficiais. Vamos continuar trabalhando para chegarmos também a um nível de excelência no índice de Gestão de Pessoal, para que na próxima avaliação possamos melhorar ainda mais nossa colocação”, pontuou.