Eusébio é o terceiro no ranking estadual na geração de empregos em fevereiro

quarta-feira | 31/03/2021
Os setores da Indústria, Serviços e Construção Civil lideram o número de vagas criadas (Foto: PME/Divulgação)

O Eusébio foi o terceiro município do Estado que mais gerou empregos no mês de fevereiro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia, que destaca um crescimento da abertura de vagas com carteira assinada, mesmo no atual momento de aumento de casos de Covid-19. Ao todo foram 1.495 novas vagas criadas no mercado de trabalho do município, no ano foram 2.893. O Eusébio só ficou atrás de Fortaleza que gerou 23.361 empregos e Maracanaú que abriu 2.462 vagas.

Apesar das restrições ocasionadas pelo isolamento social rígido, os setores considerados essenciais mantiveram a crescente da abertura de vagas. Os setores da Indústria, Serviços e Construção Civil lideram o número de vagas criadas. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel Fernandes, os números mostram a consolidação e a diversificação da economia do município, “a perspectiva é que com a abertura gradual da economia, o número de vagas seja também ampliado, dando um fôlego maior aos trabalhadores,” afirma.

Ele observa que mesmo com o número de vagas crescendo, as demissões chegam a preocupar. “Em fevereiro foram 1.339 vagas perdidas, mas estamos com alguns empreendimentos chegando ao município e outros já com processos adiantados para aqui aportar. Nossa esperança é que a situação de saúde pública seja resolvida o mais breve possível e as empresas voltem a contratar e a fazer a economia girar com maior rapidez”, destaca.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que se analisarmos os últimos 12 meses, o Eusébio também mantém a terceira colocação no Estado na geração de empregos, “Foram 14.662 empregos desde fevereiro de 2020, quando teve início a pandemia. Isto significa que mesmo diante de tantas dificuldades, limitações de locomoção das pessoas e restrições de funcionamento de vários segmentos produtivos, o mercado continuou aquecido em nosso município. Vamos continuar trabalhando para reduzir o desemprego, atraindo mais negócios, de forma responsável e atuando firmemente para que voltemos a normalidade o mais rápido possível com a chegada da vacina contra Covid-19”, enfatiza.