Eusébio é pentacampeão do Selo UNICEF- Município Aprovado

quinta-feira | 01/12/2016

O Município de Eusébio é pentacampeão do Selo UNICEF – Município Aprovado. O resultado da edição 2013-2016 foi divulgado nesta quarta-feira, no site do UNICEF e destaca o Ceará como o Estado com mais municípios agraciados – 82, ao todo. O Eusébio foi premiado nas edições de 2004, 2006, 2008, 2009-2012 e na atual edição. Participaram 658 municípios do processo 2013-2016, sendo que apenas 308 que conseguiram o reconhecimento.

O Selo UNICEF-Município Aprovado, segundo o prefeito Júnior, é um reconhecimento internacional ao município pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. “O reconhecimento é fruto de todo um trabalho que vem sendo realizado desde meu antecessor, o prefeito eleito do município, Acilon Gonçalves, que fortaleceu as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. Nesta edição do Selo realizamos dois Fóruns Comunitários, exigidos, com expressiva participação popular e criamos o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) que reforçou nossa campanha ao título”, afirma o gestor municipal.

Ele cita outros resultados exitosos do Eusébio que foram importantes nessa edição: “O município alcançou em 2013 a menor mortalidade infantil do País, com 9,1 por mil nascidos vivos, comparável a índices de países do primeiro mundo. No ano passado chegamos a 5 óbitos por mil nascidos vivos. Essa conquista é fruto do trabalho de todos que fazem a Prefeitura. Na Saúde, temos o trabalho exemplar das agentes comunitárias e uma rede completa desde a atenção básica até o atendimento especializado. Dedicamos uma atenção especial às gestantes, à primeira infância e ao adolescente”, observou

Ele destaca, ainda, a elaboração e aprovação do Plano da Primeira Infância, como o objetivo de desenvolver ações e políticas que garantam os direitos mais fundamentais de toda criança. “O Plano era uma exigência do Selo UNICEF – Município Aprovado e por isso não medimos esforços para concretizá-lo”, pontuou.

O prefeito observa que, na Educação, com o programa do Tempo Integral, o município vem possibilitando a cada ano, uma melhoria substancial no aprendizado dos alunos. Outro ponto trabalhado foi a redução da evasão escolar no município. Ele observa também as diversas ações no Esporte e na Cultura e na formação profissional.

Júnior observa que o Eusébio também tem realizado anualmente a “Semana do Bebê”, que tem como objetivo pensar e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês que nascem, e com essa avaliação melhorar os serviços, investindo na primeira infância, assegurando o direito à proteção, saúde e a educação de qualidade e assim promover a redução das desigualdades.

“Criamos uma verdadeira rede social no Eusébio para todos os cidadãos, com o intuito de ampliar a qualidade de vida em todos os sentidos. O Selo UNICEF para nós, é um instrumento importante, pois leva os gestores a atuarem sempre nesse caminho de melhorar as políticas públicas voltadas para esse segmento”, asseverou o gestor municipal.

Segundo a articuladora do Selo UNICEF no município, Marta Mendes, essa edição do Selo teve dois eixos principais: a avaliação de desempenho, que são os impactos sociais e as ações estratégicas de políticas públicas. Ela citou como medidas de impacto social: a redução da mortalidade infantil; acesso à educação básica universalizada; redução da transmissão mãe para filho da HIV/AIDS; diminuição da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, dentre outros.