Eusébio e PM ‘vacinam’ 7 mil crianças contra drogas e violência

segunda-feira | 13/10/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar formou, na manhã da última sexta-feira (10), um total de 914 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O objetivo do projeto é “vacinar” as crianças contra as drogas e violência. Desde 2008, quando o Proerd foi iniciado no Eusébio, já foram capacitados 7.140 alunos (contando com os desta sexta-feira).

A solenidade de formatura, que aconteceu no Ginásio da Escola Neusa de Freitas Sá, contou com as presenças do Prefeito Júnior, do Capitão Giorgio Gonçalves, comandante do Ronda do Quarteirão do Eusébio; da secretária de Educação, Ivonilde dos Santos; da Secretária de Esportes, Goretti Martins; da Secretária de Gabinete, Evalzita Frota; do Secretário de Cultura, Léo Abreu; dos vereadores Tarcísio da Cultura e Michel Chokito, e demais autoridades.

O evento foi aberto pelo soldado Rafael, um dos instrutores do Proerd no Eusébio, que fez um histórico do projeto. Segundo ele, o Proerd foi criado inicialmente na cidade de Los Angeles, Califórnia (EUA), em 1983 com o nome de Dare (Drug Abuse Resistance Education) ou Dare América, através de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade, para ser implantado em escolas. “Como a criminalidade era intensa, a comunidade se reuniu e criou diversos programas de combate a violência, mas que tinha como foco a punição, como percebeu que não bastava para resolver o problema, criou então o Dare que tem como meta principal a prevenção, iniciando com as crianças”, revelou.

No Brasil, o programa iniciou-se pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) em 1992 e no Ceará chegou em 2001. No Eusébio o programa vem sendo desenvolvido desde 2008. Os instrutores tomam lugar dos professores e ministram aulas e vivências para a conscientização sobre os perigos que a drogas e a violência podem causar a todos.

A eficácia do programa é medida ano a ano, pois segundo ele, que atua também no Ronda do Quarteirão, nunca um ex-aluno do Proerd nesses anos todos esteve envolvido com drogas ou violência na cidade. “Para nós é a certeza que estamos no caminho certo, pois esses alunos são multiplicadores dessa formação. Inclusive temos alunos que são mediadores de conflitos nas comunidades e dão exemplo de civilidade e honradez por seu comportamento,” ressaltou.

Um dos exemplos de que o Proerd cria realmente uma rede de proteção social foi dado pela aluna Marília do Nascimento, da Escola Moacir Tavares. Na redação elaborada por ela, uma das vencedoras do concurso que é feito pelo projeto, a aluna relatou que sua experiência no Proerd fez com que conseguisse auxiliar um parente a deixar as drogas. Outros vencedores do concurso de redação foram Patrícia Lima Rodrigues (Escola Eduardo Alves) e Maria Noemi Roseno (Escola Francisco Tavares de Abreu).

Já o aluno Marcos Oliveira, da Escola Mário Sales, elaborou um cordel em homenagem ao Proerd, a professora Ivonilde dos Santos (secretária de Educação) e ao Prefeito Júnior pelo apoio ao projeto. Em seguida, foi feita uma homenagem ao soldado Rafael, que após cinco anos no projeto está deixado a monitoria por ter sido aprovado no concurso para tenente. Ele foi homenageado pelos alunos da Escola do Cararu, com um poema, elaborado pelo aluno Estevão, da 7a série.

Os alunos fizeram o juramento do Proerd e prometeram dar segmento ao aprendizado repassando para mais pessoas o conteúdo do curso e por fim foi feita a entrega simbólica dos diplomas. Os membros do Proerd no Eusébio, Sargento Moreira e soldados Rafael e Ribeiro fizeram uma homenagem a professora Ivonilde entregando a ela um troféu do símbolo do programa – um leão. “Admiramos muito a sua força, resistência e coragem por tudo que a senhora passou e vem passando. Esse leão representa tudo isso”, destacou Moreira.

A secretária agradeceu a homenagem e saudou a todos pelo trabalho. “Em especial a todos que fazem a Polícia Militar e ao nosso prefeito que tem dirigido nossa cidade com união e integração de todos nós. Sigo a frase que ele sempre diz: todos juntos fazemos mais e melhor”, afirmou. Encerrando a programação o Prefeito Júnior observou que o Eusébio, neste ano de 2014, completa um ciclo de 10 anos de mudanças e transformações na vida das pessoas. “Esse projeto é um reflexo do trabalho que estamos realizando para transformar a vida das pessoas e das famílias.

Todos nossos projetos sociais têm esse fim, tanto na Educação, como na Cultura e no Esporte ofertamos diversas oportunidades para que os jovens trilhem o caminho da cidadania”, afirmou. Ele lembrou que no evento do ano passado havia falado sobre o sonho de criar uma disciplina que desse a continuidade ao Proerd, que é dedicado a alunos do 5o ao 6o ano. “Neste ano estamos aqui para comemorar a concretização deste sonho, pois criamos no currículo escolar a disciplina ‘Formação Humana e Cidadania’,que hoje vem atendendo crianças do 7o ao 9o ano. Essa é nossa contribuição, pois estamos criando um

verdadeiro programa de proteção social das nossas crianças e jovens que vai servir para a vida toda”, finalizou.