Eusébio é proporcionalmente o município que mais realiza testes para identificar casos de coronavírus no Ceará

quarta-feira | 20/05/2020

O Eusébio, proporcionalmente, é o município do Ceará que mais tem realizado testes para detecção do coronavírus. Segundo o secretário de Saúde do Município, Mário Lúcio, os postos de Saúde tem realizado testes rápidos em pessoas que apresentam os sintomas e tomando as medidas necessárias, além de orientar os pacientes sobre os procedimentos a serem tomados. Os casos mais graves estão sendo encaminhados para a UPA.

Ele destaca que após ter o resultado dos exames, a Secretaria disponibiliza um profissional de saúde, que através do contato telefônico avisa aopaciente, caso o resultado seja positivo para Covid-19. “Este mesmo profissional então passa acompanhar o paciente infectado diariamente, verificando o quadro de saúde do mesmo para a implementação de alguma medida que possa a vir ser necessária, para que o paciente seja curado com maior rapidez.  Esse acompanhamento é constante até que a pessoa esteja curada”, observa.

Ele assevera que esse trabalho já vem sendo realizado a quase um mês. A Prefeitura entende que a testagem é a forma mais eficaz de garantir que a doença não avance, pois as pessoas infectadas são isoladas e medicadas para que se curem com maior rapidez. As pessoas que fazem o teste, mas não estão infectadas também são informadas do resultado e nesse contato recebem orientações para se prevenirem contra a doença.

Outra ação da Secretaria de Saúde é a comunicação diária com pessoas acima dos 60 anos, independentemente da situação de saúde. A Secretaria vem realizando o levantamento dos idosos de cada área da cidade e à medida que está com os dados, endereço, contatos, monta umaequipe que durante dia a dia, de segunda a sexta,mantêm contato com os mesmos.

Os profissionais, através de contato telefônico, verificam a situação de saúde dos idosos, se estão estáveis, ou não, no sentido de identificar se existe algum problema que precise de cuidados maiores. “Esse trabalho já está sendo feito no Santo Antônio, e nessa semana iniciamos no Jabuti e Tamatanduba. De maneira que estamos avançando e o objetivo é fazer esse mesmo trabalho em todas as áreas que tem equipes de saúde da família na cidade”, conclui.