Eusébio e secretaria de educação realiza encontro sobre o uso da internet

segunda-feira | 29/04/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (26) o encontro “Internet sem Vacilo”, articulado pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes do Eusébio (NUCA). O evento aconteceu na Câmara Municipal do município e teve como palestrante o coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Eusébio, Serginho Aragão. Posteriormente aconteceu um debate envolvendo alguns eusebienses considerados influenciadores digitais, que falaram sobre suas experiências.

A atividade foi aberta pela Secretária de Educação Goretti Frota, que destacou a importância do uso responsável das redes sociais. Falaram, ainda, a coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), Maria do Carmo Santos e a presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), Larissa Rodrigues Barros.

A atividade foi coordenada pelo membro do Conselho Tutelar e integrante do NUCA, Makciel Castro. Ele lançou uma pergunta aos membros da mesa de debates sobre os riscos de utilização das redes sociais. A jovem Arina, destacou o cuidado com relação a postagem de votos e de envio das mesmas por direct. Luzardo Felipe, ou Tio Karoço, com mais de 5.900 seguidores no Instagram, respondeu sobre possíveis invasões nas mídias sociais. “Nunca sofri esse problema, pois mudo a senha constantemente, mas conheço pessoas que tinham uma rede social bacana e tiveram que voltar do zero devido os hackers”, disse.

O cabeleireiro David Byrnne, com 29,7 mil seguidores no Instagram, falou sobre comentários preconceituosos. “Sou baiano e moro aqui no Eusébio há um ano e meio. Tenho contato com muita gente e já sofri preconceito. A pessoa que utiliza muito as redes socais tem que estar preparada.  As vezes fazem muitos comentários preconceituosos, inclusive já recebi direct até de ameaças. Eu não comento. De preferência não respondam. São pessoas vazias que não conhecem você e que são movidas apenas pelo preconceito”, disse.

Falou ainda Mariana Gurgel, com mais de 40 mil seguidores no Instagram. Casada com o cantor Felipão e mãe de dois filhos, ela diz que posta dicas de moda, beleza e alimentação. Destacou que muitas vezes as pessoas se espelham nos influenciadores e por isso é preciso muita responsabilidade sobre o que posta e comenta.

O professor Alexandre Alves, coordenador do Tempo Integral do município, falou sobre o uso da internet nas escolas. “Com responsabilidade pode ser usada. O professor pode encontrar formas de utilização da internet em pesquisas e outras formas didáticas que pode ampliar o aprendizado dos alunos.” O evento contou com mais de 80 alunos das escolas da rede municipal, e contou com a participação dos  integrantes do NUCA, professores, diretores e coordenadores escolares.