Eusébio é selecionado para participar de capacitação que visa o desenvolvimento seguro das crianças

quinta-feira | 06/05/2021
Equipe do Serviço Família Acolhedora: da esquerda para a direita, agachadas Drieli Venâncio, Diana Deyse e Katiana Moura, coordenadora. Em pé a secretaria de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro e as famílias atendidas pelo serviço (Foto: PME/Divulgação)

O município de Eusébio foi selecionado para participar do Programa ACT (Programa de intervenção baseado em evidência científica com enfoque na Parentalidade Positiva e Prevenção de violência contra crianças). Trata-se de uma capacitação para treinar profissionais e famílias para o desenvolvimento seguro de crianças. De acordo com a psicóloga Drieli Venâncio, do Serviço Família Acolhedora do Município (ligado a Secretaria de Desenvolvimento Social), o programa ACT é recomendado pela Organização Mundial de Saúde. “O programa está vinculado a Universidade de São Paulo (USP) e ao Laboratório de Pesquisa em Prevenção de Problemas do Desenvolvimento da Criança”, pontua.

Segundo ela, o Eusébio foi selecionado por já investir em programas para o desenvolvimento infantil, como por exemplo, o Programa Criança Feliz. Além do Eusébio, outros 22 municípios foram selecionados para participar do programa. Drieli esclarece que a ideia é que os Coordenadores e Supervisores selecionados para a formação possam ser capazes de capacitar uma equipe para o trabalho com as famílias do município que já são assistidas por programas voltados para a primeira infância, tanto na saúde, quanto na assistência. Deverão participar da capacitação, Drieli Venâncio, como supervisora e a assistente social Diana Deyse, como coordenadora do Programa ACT no Eusébio.

Realização da versão brasileira do programa ACT foi baseado no desenvolvido pela Divisão de Prevenção de Violência da American Psychological Association (APA). Hoje é realizado em diferentes países como: EUA, Peru, Colômbia, Guatemala, Portugal, Equador, Croácia, Grécia, Japão, Taiwan e Brasil e é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, como uma intervenção efetiva para prevenção da violência.

Técnicas

Através da capacitação, os profissionais poderão colocar as técnicas do programa em prática. A atividade é conduzida a partir de oito sessões grupais altamente interativas, durante duas horas seguidas por semana, constituindo-se em um programa sem custos para os pais. O objetivo é fortalecer as famílias e melhorar ou mudar competências parentais por meio da disseminação de conhecimentos baseados em pesquisa e informações sobre o desenvolvimento infantil. Deve avaliar, ainda, a influência de inúmeros fatores de risco para o desenvolvimento de padrões de comportamentos agressivos; a importância do desenvolvimento de fatores de proteção; habilidades para práticas parentais efetivas e a importância da participação nos esforços na comunidade para prevenir a violência.

Durante os encontros os temas abordados são: Compreenda os comportamentos do seu filho; a violência na vida das crianças; como os pais podem entender e controlar a raiva; como entender e ajudar as crianças quando elas sentem raiva; as crianças e os meios eletrônicos de comunicação; disciplina e estilos parentais; disciplina para comportamentos positivos; leve o programa ACT para sua casa e sua comunidade. Os resultados da aplicação da técnica tem efeitos positivos, dentre eles: a disciplina positiva; a regulação emocional; a comunicação e diminuição de problemas de comportamento.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o programa proporcionará ao Eusébio a aquisição ou aprimoramento de práticas educativas parentais positivas, prevenção e redução de problemas de comportamento infantil. “Assim, as práticas educativas passam a atuar como fator protetivo ao desenvolvimento infantil possibilitando uma melhor ambiência e uma melhor conhecimento dos pais e responsáveis para intervirem de forma positiva na redução dos problemas de violência e de conduta das crianças”, enfatiza.