Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio empossa membros dos Conselhos de Defesa do Meio Ambiente e dos Direitos da Mulher

quinta-feira | 19/09/2019

A Prefeitura Municipal de Eusébio empossou, nesta quinta-feira (19), os novos integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Eusébio (COMDIM), que terão mandato de dois anos, a vigorar até 19 de setembro de 2021. A solenidade contou com as presenças do vice-prefeito, Paulo César Feitosa; do presidente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Túlio Studart; da secretária do Desenvolvimento Social, Michele Queiroz Carielo; da Secretaria de Gabinete, Ivonilde Santos; da Assessora Especial de Políticas da Mulher, Yara Steremberg.

A solenidade foi aberta pelo vice-prefeito Paulo César Feitosa que disse que um prefeito e vice-prefeito não fazem gestão, mas formam um time, “e esse time é que faz a gestão. As pessoas que compõem esse time são compromissadas, tem ideais parecidos com o da gestão, que é transformar a vida das pessoas para melhor. E nessa perspectiva, temos os conselhos, que são órgãos importantes em cada administração,” frisou.

Conforme o vice-prefeito, um conselho se presta para balizar, orientar, dar um norte, “porque os gestores não são especialistas em todas as áreas. O conselho define as diretrizes, de acordo com o Plano Plurianual, que devem ser incluídas na Lei Orçamentária Anual. Não se faz gestão sem conselho. Temos um Fundo Municipal do Meio Ambiente, para onde vão as multas aplicadas pelos fiscais da AMMA, mas esse recurso só pode ser utilizado com autorização do Conselho do Meio Ambiente, por isso temos que fortalecer essas instâncias que tem um papel fundamental na administração pública na atualidade,” concluiu.

Em seguida, foi iniciada a posse do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). O presidente da AMMA, Túlio Studart, destacou a importância da participação da sociedade nos conselhos, que têm caráter paritário e plural, com representantes do poder público e de organizações não governamentais. “Toda gestão pública necessita dessas instâncias, para reivindicar, cobrar e auxiliar na execução das políticas públicas”, enfatizou. Em seguida o secretário geral dos conselhos e coordenador de Articulação Comunitária, Armando de Paula, fez a leitura da portaria que nomeia os membros do COMDEMA, que foram empossados logo em seguida.

Pelos órgãos governamentais são membros: pela AMMA; Francisco Túlio Studart de Castro Filho (titular) e Maria Stela Lima Barros (suplente); Autarquia Municipal de Transito (AMT), Ezequiel  Menezes Cordeiro Pinheiro (titular), Robson Leite da Silva (suplente); Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Ana Lúcia Freitas Sousa (titular), Rafaela Oliveira Silva (suplente); Secretaria Municipal de Educação, Kátia Fernanda da Silva Oliveira (titular), Francisca Solange Lima de Abreu (suplente); Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Bezerra Lopes (titular), Jadir de Sousa Pontes (suplente); Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, Regiane de Alencar Lima (titular), Felipe Castro Muniz (suplente).

Pela sociedade civil integram o COMDEMA: Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Paula Veneza Machado da Silva Menezes (titular), Ronaldo Emerson Guedes da Silva Freitas (suplente); Conselho Comunitário Nossa Senhora Aparecida (CCNSA) , Maria Tereza Augustinho Batista (titular), Maria Vilmar Almeida dos Santos (suplente); Associação Circolar Sr. Juarez, José Elzir Américo Nobre (titular), Francisco Girlano Silva de Sousa (suplente); Associação Estação da Luz, Karine Cordeiro Pinheiro (titular), Luziane Firmino Menezes (suplente); Associação de Catadoras e Catadores do Município de Eusébio (ACCEU), Leidiane Silva Vieira (titular) e Maria Fabiana Ramos Santos (suplente).

Logo em seguida foi realizada a posse dos membros do Conselho Municipal dos Direito da Mulher de Eusébio (COMDIM). A assessora Especial de Políticas da Mulher, Yara Steremberg, em seu pronunciamento, agradeceu as conselheiras anteriores do Conselho. “Nada poderíamos fazer sem a colaboração maravilhosa de vocês. E as que assumem agora tenham o mesmo desempenho, pois nada podemos fazer sem vocês. Quem venham com novas ideias e que possamos eliminar a violência contra a mulher que tem crescido em nosso país, estado e município”, comentou. Ato contnuo foram empossados os membros do COMDIM.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Eusébio tem como representantes do Poder Público Municipal, as seguintes entidades e seus respectivos titulares e suplentes: Assessoria Especial de Políticas da Mulher, Yara Arcoverde Athayde Steremberg (titular), Maria Zenilda Fontenele de Paula (suplente); Gabinete do Prefeito, Maria Aurenir de Sousa (titular), Maria Éder do Amaral Silva – Haydée (suplente); Secretaria de Saúde, Jadir de Sousa Pontes (titular), Raquel Moura Chagas (suplente); Secretaria de Educação, Sandra Maria Gadelha Façanha (titular), Kátia Fernanda da Silva Oliveira (suplente); Secretaria do Desenvolvimento Social, Katiana Faria Batista de Moura (titular), Rosa Maria Mesquita Leite (suplente); Secretarias de Esportes, Cultura e Turismo, Ana Lúcia de Freitas Souza (titular), Antônia Gerda Ferreira Martins (suplente).

Por decisão do Fórum de Entidades da Sociedade Civil foram indicados os seguintes representantes da sociedade civil: Centro Humanitário de Amparo a Maternidade (CHAMA), Larissa Rodrigues Barros (titular), Rosilene da Costa Silva (suplente); Conselho Comunitário Nossa Senhora Aparecida (CCNSA), Maria Tereza Augustinho Batista (titular), Maria Vilmar Almeida dos Santos (suplente); Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Eusébio (AACSE), Naide Maria Laurentino da Silva (titular), Roseli Rodrigues Galvino (suplente); Instituto Tecnológico e Vocacional da Pedra – Raio de Sol, Francisca Valda Alves de Sousa (titular), Vitória Glenda Oliveira de Lima (suplente); Associação de Hipismo e Equoterapia Chambord  (AHEC), Luciana Celina Jardim Lima (titular) e Maria Auxiliadora Bezerra (suplente).

Após as posses foram eleitas as diretorias e elaborados os calendários de reuniões dos dois conselhos.