Eusébio empossa novos membros do Conselho Municipal de Saúde

segunda-feira | 28/03/2022
A nova composição deve cumprir um mandato de 2 (dois) anos, a vigorar de 27 de março de 2022 a 27 de março de 2024 (PME/Divulgação)

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Eusébio (CMSE) foram empossados em reunião ordinária realizada no dia 24 passado. Reunião foi realizada no mini auditório da Fiocruz, em paralelo a Conferência Regional de Políticas Sobre Drogas. Os novos membros foram nomeados pela Portaria Nº 1.565/2022, de 01 de março de 2022. A nova composição deve cumprir um mandato de 2 (dois) anos, a vigorar de 27 de março de 2022 a 27 de março de 2024. Na reunião ordinária foram eleitos o presidente Cristiano Tavares Bessa (Secretaria de Saúde); vice-presidente Mário Luís Pereira dos Santos (Agente de Endemias) e secretário Francisco Tiago de Sousa Costa (Comunidade da Lagoinha e Autódromo).

O Conselho Municipal de Saúde tem como funções elaborar e controlar a execução da política pública da saúde municipal, e tem as seguintes responsabilidades: controlar o dinheiro da saúde; monitorar a execução das ações na área da saúde; participar da formulação das metas para a área da saúde; reunir-se ao menos uma vez por mês e acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca o papel dos Conselhos na execução da gestão participativa. “A atuação do conselho abrange todas as áreas do setor, seja na fiscalização, na obtenção de informações, na proposta de estratégias ou mesmo na tomada de decisões, bem como no acompanhamento do orçamento destinado à saúde, na política de recursos humanos, na relação com o setor privado, saneamento básico, estratégias de vigilância à saúde e muitos outros aspectos,” disse.

Composição

Representam os órgãos governamentais no Conselho Municipal de Saúde de Eusébio – CMSE, as seguintes segmentos e seus respectivos titulares e suplentes: Secretaria de Saúde (titular: Cristiano Tavares Bessa e suplente: Josete Malheiro Tavares); Secretaria de Desenvolvimento Social (titular: Maria Leidiane Pereira Viana e suplente: Patrícia da Costa Silva); Secretaria de Educação (titular: Losane Maria Dantas e suplente: Francisco José Filho de Sousa); Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá (titular: Larissa Frota Barros e suplente: Luciana Chaves Bezerra).

Já os prestadores de serviços ao SUS será representado pelo Instituto de Técnica e Gestão Moderna – ITGM / Clínica de Diálise de Eusébio (titular: Any Karoliny Vasconcelos dos Santos e suplente: Sílvia da Guia Barbosa); Profissionais de Saúde nível superior (titular 1: Franklin Barroso Gondim e suplente 1: Luciano Bezerra Falcão Júnior; titular 2: Mariana Carvalho Furtado Leite e suplente 2: Francisco Franklin Alves de Sousa).

Profissionais De Saúde Nível Médio: Agente Comunitário De Saúde (Titular: Maria Anacleide De Souza Abreu E Suplente: Paula Veneza Machado Da Silva Menezes); Agente Comunitário De Endemias (Titular: Mário Luís Pereira dos Santos e suplente: Raimundo Costa De Sousa); Auxiliar de Enfermagem/Saúde Bucal (titular: Evilane Marques Baltazar e suplente: Geovana Barbosa Pereira.

Os usuários estão sendo representados pelas seguintes comunidades: Comunidade Mangabeira e Timbú (titular: Ângela Cristina L. Morais Ostritz e suplente: Antônio de Matos Rodrigues Júnior); Comunidade Cararu e Precabura (titular: Francisco Fernandes da Silva e suplente: Francisco Batista da Silva); Comunidade Guaribas e Amador (titular: Luciana Pereira Lindenmeyer e suplente: Ana Paula Santos de Lima); Comunidade Coaçu e Encantada (titular: Ivonice Evangelista da Silva e suplente: Maria Aldeísa Bezerra Maia).

Comunidade Olho D´Água e Novo Portugal (titular: Maristela Maria de Jesus França e suplente: Cícero Mendes Siqueira); Comunidade Tamatanduba e Santa Clara (titular: José Ernesto Alves Lemos e suplente: Jarina Ferreira Moura); Comunidade Parque Havaí e Urucunema (titular: Antônio Alberto Sampaio Constantino e suplente: Ivangela Lafayete de Araújo; Comunidade Lagoinha e Autódromo (titular: Francisco Tiago de Sousa Costa e suplente: Fábio Santana Garrido); Comunidade Jabuti Km 19 e Km 20 (titular: Marcilene de Fátima Nascimento e suplente: Francisca Maria Alves de Almeida); Comunidade Santo Antônio (titular: Gilvan Diógenes Cunha e suplente: Victória de Sousa Lima)