Eusébio empossa os membros do Conselho Municipal de Turismo

terça-feira | 28/05/2019

A Prefeitura de Eusébio deu posse, nesta segunda-feira (27), aos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que realizou sua I Reunião Ordinária de 2019. Na oportunidade, foi eleita a mesa diretora do Conselho e definido o calendário anual de atividades. Secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu fez uma breve apresentação da proposta da Gestão ao criar o Conselho Municipal de Turismo, dentro do projeto de desenvolvimento integrado do município.

Os membros do COMTUR-Eusébio, que terão um mandato de 2 (dois) anos, a vencer em 24 de maio de 2021, são os seguintes:  pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o titular é o secretário Léo Abreu e a suplente Claudiana Neves; pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), o titular é o presidente Celso Rodrigues e a suplente, Stella Barros; pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), o titular é Izaquiel Pinheiro e a suplente, Rafaela Pereira.

Representando os Fóruns de Empresas Privadas da Cadeia Turística e de Organizações Representativas da Sociedade Civil Ligadas à Cadeia Turística, os participantes são os seguintes: Ricardo de Sousa Ferreira (titular) e Jaqueline Amora Cavalcanti (suplente) da JR Pizzaria e Esfiharia Ltda;  Gabriele Luciano Aceto (titular) e Sansão Viana Filho (suplente) da Pronto Pizza Fábrica e Comércio de Massas Alimentícias Ltda;  João Graciliano Antunes (titular) e Francisco Romário Martins de Oliveira (suplente), da RXN Participações Ltda.

Já pelas organizações da Sociedade Civil ligadas à Cadeia Turística participam os seguintes representantes:  Francisco Clahilton Pereira da Silva (titular) e Karolayne Barbosa Oliveira (suplente) da Associação Cultural Sensação de São João; João Nóbrega Neto (titular) e Maria Áurea de Lima Serra (suplente), da Associação de Arte, Cultura e Prevenção Ambiental (ASSOCIARTE); Maria Madalena Marques Matsunobu (titular) e Tânia Maria Holanda Almeida de Morais Lima (suplente), da Associação de Artesãos do Eusébio (AARTE).

A mesa diretora do Conselho ficou assim formada: Léo Abreu (presidente); Madalena Marques (Vice-Presidente); Gabriele Aceto (Secretário).  O colegiado definiu ainda que as reuniões ordinárias do COMTUR se realizarão sempre nas terceiras quartas-feiras de cada mês, de 8:30 às 11 horas, nos dias: 19 de junho, 17 de julho, 21 de agosto, 18 de setembro, 16 de outubro, 20 de novembro e 18 de dezembro.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o COMTUR é uma instância de planejamento participativo na gestão local, sendo constituído como um fórum deliberativo no tema turismo, tendo como missão consolidar parcerias e proporcionar, através de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores socioeconômicos do município no fomento da atividade turística.

“O COMTUR deverá coordenar, incentivar e promover o Turismo no município, além de auxiliar a administração propondo medidas de difusão e amparo ao Turismo em colaboração com órgãos e entidades oficiais especializadas. Outra tarefa será promover a articulação de toda a sociedade através de campanhas que tornem cada cidadão em agente da imagem turística e defensor do patrimônio cultural e ambiental do município”, ressaltou o prefeito.