Eusébio encerra a campanha Agosto Dourado de incentivo ao aleitamento materno

quinta-feira | 29/08/2019

A Prefeitura Municipal de Eusébio encerrou nesta quarta-feira (28) a campanha “Agosto Dourado”, que trabalhou o estimulo ao aleitamento materno, em solenidade realizada na Câmara Municipal de Eusébio. Durante todo o mês, foram realizadas atividades nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Municipal Amadeu Sá, na busca de incentivar as mães a amamentarem até os seis primeiros anos de vida do bebê, de forma exclusiva.

A mesa solene contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves; da primeira-dama de Eusébio, Marta Gonçalves; da secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz Carielo; da Assessora de Políticas para Mulheres, Yara Steremberg; da diretora do Hospital Municipal, Inês Said; e da tutora da estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, Jaqueline Torres.

O prefeito Acilon Gonçalves abriu o evento destacando que a equipe toda trabalha em beneficio das mães e dos bebês. “Começamos esse trabalho dois anos antes do nascimento da criança, pois orientamos as mulheres para que se previnam contra o câncer e se cuidem para que tenham um parto tranquilo. Defendemos, também, o planejamento familiar, seja para evitar ou para garantir a gravidez para as mães que assim desejarem”, observou.

Destacou que, após garantida a gravidez, a prefeitura disponibiliza os pré-natais nos postos e um hospital-maternidade preparado tanto para fazer o parto normal quanto a cesariana, quando for necessária. Acilon observou que tem incentivado que, após o nascimento do bebê, a mãe tenha pelo menos um minuto acariciando o filho, ainda com o cordão umbilical ligado. “Isso traz segurança e amor ao recém-nascido”, diz.

Assevera que outra coisa importante é amamentar e transferir para o filho a sensação de amor, que protege. “Toda a imunidade que a pessoa tem na vida é transmitida pela amamentação. Amamentar é uma maneira de proteger os filhos contra as doenças. Esse mês, todas as pessoas que estão aqui estiveram engajadas nessa ideia, em toda a cidade, portanto quero agradecer pelos resultados. Vamos elaborar um documento sobre isso para que continue repercutindo esse tema nos próximos meses,” enfatizou.

Em seguida, falou a tutora da estratégia Amamenta e Alimenta Brasil no Eusébio, Jaqueline Torres, que fez um histórico sobre a implantação da ação no município.  “Essa estratégia visa fazer a levar, incentivar e criar estratégias dentro da unidade saúde para que haja a amamentação, até o sexto mês de vida e em seguida a alimentação balanceada. Na região de saúde que estamos, só temos tutoria aqui no Eusébio, Caucaia e Fortaleza. Um ano antes do lançamento dessa estratégia de forma mais ampliada, o Dr. Acilon soube que uma Unidade de Saúde do município de Mucambo havia recebido a certificação do programa e me pediu para que o Eusébio participasse, mas que todas as unidades de saúde fossem certificadas,” detalhou.

Destacou que no Eusébio foi feito o lançamento, no dia 1º de março, após sua certificação com tutora, da primeira oficina da estratégia, que ocorreu na Unidade de Saúde do Timbú. “Nessa oficina todos os servidores da unidade têm que participar, pois todos tem que falar a mesma língua sobre a amamentação, desde o auxiliar de serviços a direção. O que torna essa estratégia vitoriosa é que começa com a sensibilização dos profissionais”, pontuou.

Ressaltou, que a Unidade do Timbu vai iniciar as consultas compartilhadas e já conta com grupo de gestantes e orientações alimentares, como estratégias dentro do programa. “Outra estratégia é a premiação as mães que aderiram ao Amamenta e Alimenta Brasil. Hoje vamos premiar quatro mães que amamentaram exclusivamente durante os primeiros seis meses de vida seus filhos, que são atendidas na Unidade do Timbú, são elas: Vanessa Lima Barbosa, mãe do Arthur Gabriel; Roberlândia de Sousa, mãe da Rayane; Francineide Soares Severo, mãe de Yasmin e Bruna Michele da Conceição, mãe de Michele”, concluiu.

A conclusão da solenidade contou com a palestra “Por trás de um par de seios, existe uma mulher”, ministrada pela Assessora Especial de Políticas para as Mulheres de Eusébio, Yara Steremberg. Durante o ‘Agosto Dourado’ foram realizadas palestras sobre o aleitamento materno nos Territórios da Lagoinha, Timbú e Pedras, tendo como público alvo gestantes, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e profissionais de saúde das Unidades Básicas. Durante três dias também foram realizadas atividades na Câmara Municipal de Eusébio englobando todas as unidades por território. Outra ação foi a implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil na Unidade Básica das Guaribas. Já todas as terças-feiras, durante o mês de agosto, foi intensificado o tema “Aleitamento Materno” durante as visitas à Maternidade.