Eusébio encerra a II Semana de Sensibilidade da Pessoa com Deficiência com manhã de mobilização

sexta-feira | 20/09/2019

Uma mobilização com atividades lúdicas no Polo de Lazer Ivens de Sá Dias Branco marcou o encerramento da “II Semana Municipal de Sensibilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, nesta sexta-feira (20). A programação. realizada pela Prefeitura de Eusébio, através do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do Município de Eusébio (COMPEDE), teve como objetivo dar visibilidade à luta pelo fim do preconceito, ainda existente, quanto a capacidade produtiva das pessoas com deficiência.

Segundo a presidente do COMPEDE, Marcilene Abreu, foi uma semana de muita mobilização com todas as escolas, que possuem salas de recursos multifuncionais e Atendimento Educacional Especializado (AEE), envolvidas. “As professoras fizeram ações voltadas aos alunos com deficiência. O Setor de Inclusão esteve totalmente envolvido nas atividades. As equipes se dividiram e estiveram presentes em todas as escolas. O NAMME também passou toda semana realizando atividades voltadas às pessoas com deficiência. Tivemos a participação da primeira-dama Marta Gonçalves nas atividades também. Portanto, foi uma semana muito movimentada na cidade’, avaliou.

Participaram da abertura da atividade os secretários de Educação Goretti Frota; de Desenvolvimento Social, Michele Carielo Queiroz, de Cultura e Turismo, Léo Abreu e a presidente do COMPEDE, Marcilene Abreu. Após os pronunciamentos, foi iniciada a programação lúdica com a presença do palhaço Estouro e da Boneca, que alegraram os presentes e em seguida a participação dos integrantes do Eusébio Ritmos, com aula de Zumba. Na praça aconteceram muitas atividades lúdicas, brincadeiras, pintura de rosto, acesso a brinquedos infláveis e pula-pula.

Apesar do encerramento da Semana, nesta sexta, acontecerá no domingo (22) uma atividade extra com a participação de 30 alunos do NAMME, que são paratletas – a Corrida da Mangabeira Eco Running. Desse total de participantes, 10 estarão percorrendo 5 km. Segundo a coordenadora do NAMME, Elielda do Vale, o órgão municipal conta, em média, com 36 alunos paratletas atualmente, participando dos treinos de atletismo nos dias de segunda e terça, pela manhã, quintas, à tarde e sexta, pela manhã, de treinos de futsal no ginásio Joaquim Gregório dos Santos Filho (ex-Neusa de Freitas).

Segundo ela, desse total, 16 atletas são bolsistas e três estão na fase burocrática de documentação e abertura de contas. Durante o primeiro semestre, eles participaram dos eventos: Primeiro PARAFOR (corrida de Fortaleza), em maio; Corrida de Rua da Unifor para pessoas com deficiência (junho) e da II Meia Maratona do Eusébio (junho).

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a Semana Municipal de Sensibilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que está em sua segunda edição, é um momento importante no município para dar visibilidade a luta pelo fim do preconceito. “Estamos trabalhando para dar acessibilidade as pessoas com deficiência, para que tenham uma melhor qualidade de vida e reconhecimento do potencial de cada um perante a sociedade”, destacou.