Eusébio encerra a Semana do Bebê com a coroação do Bebê Majestade

sexta-feira | 10/05/2019

O município de Eusébio fez o encerramento, nesta sexta-feira (10), da 8ª Semana do Bebê, no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, deixando uma mensagem de otimismo quanto o futuro das crianças eusebienses. O Prefeito Acilon Gonçalves destacou que a procura pelo parto normal cresceu de 15% para 30%, o que representa mais saúde para a criança e para a mãe. “É algo a se comemorar, quando as ações de conscientização, que realizamos, chegam aos corações das pessoas e transformam realidades. Com tantos partos normais, nosso Bebê Majestade nasceu no segundo dia da Semana”, pontuou.

A solenidade foi aberta com o coral da Escola de Ensino Infantil Edmilson Pinheiro que entoou o Hino Nacional e o Hino de Eusébio. O cerimonial foi desenvolvido pela aluna Fernanda da Escola Raul Tavares II que ressaltou que o investimento na primeira infância tem mobilizado a sociedade em todo o país, visando uma melhor qualidade de vida para as crianças. Em seguida houve uma apresentação cultural das mães dos alunos do CEI Raquel Oliveira e logo depois dos alunos do Infantil V que recitaram o poema sobre os 9 meses de gestação.

A Semana do Bebê no Eusébio foi criada pela Lei 1067, de 12 de março de 2012, tendo sua primeira edição em maio daquele mesmo ano. Os Bebês Majestades dos anos anteriores foram convidados ao palco: Laura Soares (2012), Nicolas Gomes da Silva (2013), Davine Soares da Silva (2014), Carla Vitória Laurentino da Silva (2015), José Lorenzo Lima Abreu (2016) Thaise Monteiro (2017), Ana Beatriz Dias (2018). Cada um recebeu um presente de um secretário municipal, simbolizando o agradecimento do município por terem sido exemplos para que outras crianças pudessem vir ao mundo de forma natural

O Bebê Majestade de 2019, Francisco Matheus Silva foi convidado a subir ao palco, tendo ao seu lado a primeira-dama Marta Gonçalves, a equipe do Hospital Municipal Amadeu Sá que realizou o parto e a Comissão de Incentivo ao Registro de Nascimento do município. Matheus recebeu vários presentes e em seguida aconteceu a solenidade de coroação, quando o mesmo recebeu a coroa, o cetro, o manto, a  faixa real e a chave da cidade. Matheus recebeu também o documento do Registro de Nascimento das mãos do prefeito Acilon Gonçalves.

“Existe uma lei federal sobre a gratuidade e o direito do Registro Civil, mas não é fácil atingirmos 100% das crianças com esse documento. Fazemos a buscativa, mandamos buscar em casa, fazemos plantão no cartório, enfim. Mas com a criação dessa Comissão de Incentivo ao Registro Civil estamos chegando lá. Quero lembrar que todo esse trabalho, que hoje chega a sua culminância, é resultado de uma sequência de fatos. Primeiro começa com a prevenção de câncer realizada nos postos de saúde; em seguida os pré-natais, onde autorizamos um ultrassom com 14 semanas e outro com 24 semanas que é a morfológica. Quando há riscos mandamos a mãe para o pré-natal de alto risco!”, asseverou.

Conforme o prefeito a recomendação sempre é o parto normal, e no caso de algum problema os profissionais poderão indicar a cesariana. “Quero informar a vocês que até o dia 31 de maio, vamos entregar a parte nova do Hospital. São três salas de cirurgia e mais uma de recuperação, mas queremos ampliar o setor de parto normal de três para oito salas. Quero aqui parabenizar toda equipe do Hospital Municipal pelo zelo e cuidado com nossas crianças para que nasçam sadias. De lá o bebê sai com cinco exames realizados: o do pezinho, da orelhinha, da linguinha, do olhinho e do coraçãozinho. Isso só clinicas particulares fazem”, argumentou. Observou, ainda, que após esses exames e as vacinações, a criança é acompanhada pelas equipes dos postos de saúde. “Essa é nossa responsabilidade – cuidar de nossas crianças”, concluiu