Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio encerra desfiles cívicos com grande festa na Sede

segunda-feira | 11/09/2017


A Prefeitura Municipal de Eusébio encerrou, no dia 6 de Setembro, as comemorações da Semana da Pátria com um desfile cívico da Grande Sede. A concentração das escolas e órgãos públicos aconteceu na avenida Eduardo Sá, defronte a sede da Secretaria de Saúde e de lá percorreu as ruas do Centro até o Estádio Municipal. O espetáculo foi acompanhado por milhares de pessoas que saíram de suas casas para testemunhar a grande festa cívica.


A Secretaria de Educação do Eusébio (Seduce) abriu as apresentações, acompanhada pelo Grupo de Percussão Solares, que foi bastante aplaudido pelo público. A primeira escola a desfilar foi a Erotides Melo Lima que apresentou o tema “No jogo da sustentabilidade, somos campeões”, e em seguida mostrou os projetos do Tempo Integral. A Escola foi acompanhada pela Banda da Escola Francisco Tavares de Abreu (do bairro Encantada).


A segunda escola foi a Adelino Bezerra, do bairro Guaribas, com o tema “Escola extensão da minha casa”, apresentando, ainda, os elementos da natureza (água, terra, fogo e ar) e as ações de coleta seletiva de lixo. A terceira escola a desfilar foi a do Autódromo, que apresentou seus projetos no Tempo Integral e demais atividades de extensão realizadas com os alunos. A banda de Percussão da Escola Mário Sales acompanhou a Escola.


A Escola Oscar Feitosa Paiva, sete vezes Escola Nota 10 do Estado, segundo o índice Spaece, foi à quarta escola na avenida, e apresentou o tema 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), com a banda de Percussão da Escola Eduardo Alves Ramos (Timbú) no acompanhamento. A Escola Miriam Abreu (Parque Havaí) veio em seguida apresentando os esportes praticados na escola e o trabalho de inclusão, com oficinas de artes manuais com crianças especiais e com os pais, além do trabalho de estimulação precoce. Em seguida, foi a vez da Banda da Escola Raul Tavares II (Jabuti).


A Banda da Escola João de Freitas Ramos (Olho D’água) abriu o desfile da escola São Miguel que apresentou o tema: “Pequenas ações, grandes diferenças – aprendendo a reciclar”, seguida da Banda de Percussão da própria escola. A sétima escola foi a Neusa de Freitas Sá, única da sede com tempo integral total. A unidade apresentou o tema “Pratique cidadania no seu dia a dia e resgate o que nos torna humanos”. Logo depois apresentou os projetos que realiza: Peteca, Vem Ler Comigo e sua Equipe Gestora.


A oitava escola foi a Izídio José Campína, que apresentou os projetos: amigos da natureza; balé; banda de percussão; clube do verde; formação humana e cidadania (disciplina) e sua equipe gestora. A nona Escola foi a da Lagoinha, que conta com 333 alunos do 6º ao 9º ano, que apresentou o tema “Pensar no futuro é agir agora”. Abordou, ainda, o tema inclusão com o tema “Ser diferente é normal”. A Escola encerrou o desfile com a Banda de Percussão Império da Lagoinha.


A décima escola que se apresentou foi a Santa Clara, que neste ano comemora o jubileu de prata (25 anos de fundação). A escola apresentou o tema sustentabilidade em suas alas, sob o som da Banda de Percussão da Escola. A décima primeira escola na avenida foi a das Guaribas, com o tema sustentabilidade, projetos, preservação da natureza, esportes e 3R. a 11ª escola foi a Josefa Sá, outra nota 10, apresentou diversas alas: Eusébio Município Verde; Atitudes Sustentáveis na escola; Animais em extinção; tempo integral; coral teatro dança, e a Banda da escola.


A décima segunda e ultima escola a se apresentar foi a Ana Bezerra de Sá. As alas representaram os núcleos de matemática, grupos de estudos, futuros profissionais e alunos da inclusão, animados pela Banda de Percussão da Escola do Cararu.


Em seguida, foi à vez do projeto Bombeiros e Sociedade; Banda Marcial Professora Marta Cordeiro; Secretaria de Cultura e Turismo; com práticas circenses; teatro; dança; esporte, balé, capoeira, jazz, violino, hip hop, forró, forró, violão, e os atores da Paixão de Cristo. Veio em seguida a Banda Evandro Ayres de Moura, quadrilhas, IEP, bicicross, Banda de Percussão da Escola Paulo Sá; Secretaria de Desenvolvimento Social; Secretaria de Saúde; Secretaria de Segurança Pública, com o grupamento de vigias, Guarda Municipal e projeto de Karatê. O desfile foi encerrado pela Banda de Música do Município.


A Secretária de Educação, Goretti Martins, parabenizou a todas as escolas pela organização e temas apresentados e aos alunos e professores pela disposição e amor demonstrado à pátria. O deputado estadual Bruno Gonçalves disse que a administração do prefeito Acilon tem como mote maior o patriotismo. “Ser patriota é ter uma Secretaria de Saúde resolutiva. Ser patriota é ter uma Secretaria de Educação que trabalhe o tempo integral; Ser patriota é ter uma Secretaria de Ação Social com programa de renda mínima, com programa de cesta básica; Ser patriota é ter Secretaria de Cultura, que não é só festa, não é só a Paixão de Cristo, mas com cursos onde os alunos podem se profissionalizar. Ser patriota é ter uma secretaria de Obras, que luta com dificuldades, mas vem tornando nossa cidade com melhores acessos. Ser patriota é morar no Eusébio, porque aqui tem gestores que amam essa pátria e amam vocês acima de tudo”, ressaltou.


Já o prefeito Acilon Gonçalves agradeceu as presenças dos parceiros; “os secretários e vereadores”, que tem atuado por um Eusébio Melhor, “mas quero ter um agradecimento especial ao corpo diretivo que tanto trabalhou para que esse ato cívico acontecesse de forma plena e, as famílias que acompanharam todo o processo. Ser sustentável é garantir a todos os mesmos direitos e aqui em nossa cidade, todos têm direito a educação, qualidade em tempo integral, direito a saúde.” Pontuou.


Disse ainda que quer, ao término do seu mandato que a população tenha direito a uma saúde total. “E estamos caminhando para isso. Temos mais que todas as cidades do Ceará, mas queremos mais, porque vocês merecem. Temos toda a sustentabilidade ambiental, amparada por todas as secretarias, dando melhoria de vida para todos. Esse sentimento foi colocado em cada um dos participantes dos desfiles cívicos no Eusébio. Há 195 anos quando D. Pedro I deu o grito de independência, não sabia que anos depois teríamos aqui no Eusébio, 55 mil pessoas unidas para fazer uma cidade independente e justa”, concluiu.