Eusébio encerra Semana da Pátria com grande desfile na Sede

segunda-feira | 10/09/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município (Seduce) encerrou na quinta-feira, as comemorações da Semana da Pátria 2018, com um grande desfile na Sede, com a participação de quase 3 mil pessoas integrantes das 12 escolas localizadas nos bairros centrais e de órgãos públicos. O cortejo, com início na Avenida Eusébio de Queiroz foi concluído no Estádio Municipal. Durante a Semana aconteceram atos cívicos nos bairros Santo Antônio, Jabuti e Mangabeira com a participação das unidades escolares de cada localidade.

O desfile foi aberto pelos servidores da Secretaria de Educação; seguidos pelo projeto Bombeiros e a Comunidade, com a participação de 100 idosos; depois seguiram membros do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), Instituto de Previdência do Município de Eusébio (IPME); as escolas Mundo Encantado da Criança, Oscar Feitosa, Erotides Melo Lima, Mirian Abreu, Josefa Sá, Izídio José Campina; Santa Clara, Guaribas, Lagoinha, Neusa de Freitas Sá, São Miguel e a Escola Estadual Ana Bezerra.

O tema escolhido neste ano para o desfile escolar foi o livro “Eusébio Cidade da Gente”, que traz a geografia e a história do município. Cada escola apresentou pelotões destacando a história, personagens, cultura e desenvolvimento do município em seus 31 anos de existência.

O desfile teve continuidade com a participação dos profissionais de Educação Física do município; dos servidores do Gabinete do Prefeito, Secretaria de Cultura e Turismo, que apresentou no evento todos os tipos de arte, cultura, música, teatro, arte circense, e representações dos cursos oferecidos pelo NAEC. O cortejo foi acompanhado pela Banda Marcial Professora Marta Cordeiro, que fez uma grande apresentação aos presentes.

Seguiram a Secretaria de Esportes; Secretaria de Desenvolvimento Social; Secretaria de Saúde; Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA); Autarquia Municipal de Trânsito e a Guarda Municipal, fechando a programação. A secretária Goretti Frota destacou o sentimento de gratidão, ao concluir as comemorações da Semana da Pátria com o sorriso no rosto dos participantes. “Quero me dirigir aos profissionais da secretaria e das escolas que são verdadeiros guerreiros. A vocês meu carinho e respeito. Tivemos a participação de todas as secretarias, demonstrando que a filosofia de trabalhar de forma integrada é o grande segredo para o sucesso do Eusébio”, disse.

Já o prefeito Acilon Gonçalves parabenizou a todos pelo grande desfile. “Hoje tivemos um desfile diferente, além as escolas, desfilaram os órgãos municipais, como todo ano, mas com um diferencial. Tivermos aqui, no geral, a bandeira brasileira, que significa a liberdade, o nosso amor pela pátria. Mas o mais importante que vimos aqui foi a ordem de todos que participaram. Ordem na concentração, na hora de desfilar e na hora de chegar. Mas foi uma ordem muito maior porque não excluiu. Aqui incluímos o pessoal especial. Essa grande inclusão é a marca de nossa cidade. Por isso nossa cidade é conhecida no Brasil como uma das melhores para se viver. Ela traz essa parte da frase da bandeira brasileira – ordem, que é complementada, com a ajuda de vocês – com o progresso. Muito obrigado a todos vocês que são responsáveis pela cidade que nós temos”, concluiu.

Em seguida o prefeito colocou a faixa na Miss Pluz Size Eusébio, Lia Leitão, que representará o município no concurso estadual. O encerramento da Semana da Pátria contou com as presenças do vice-prefeito licenciado e presidente da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), Paulo César Feitosa; da primeira-dama, Marta Gonçalves; dos secretários Lauro Leite (Segurança), Léo Abreu (Cultura), Celso Rodrigues (AMMA), Ana Lucia (IPME) da presidente da Câmara, vereadora Neila Martins, e dos vereadores Dadá, Nildinho, Tarcísio da Cultura, Paulo César e França.