Eusébio encerra Semana do Bebê e comemora o êxito das políticas públicas para crianças de zero a seis anos

segunda-feira | 15/05/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio realizou nesta sexta-feira (12) a solenidade de encerramento da Semana do Bebê. O evento foi realizado no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá e contou com a presença da “Majestade o Bebê de 2017”, Thaíssa Monteiro Fontes, primeiro bebê nascido durante a semana, de parto normal, no município. O prefeito Acilon Gonçalves e os secretários ligados à área social estiveram presentes e destacaram a importância do momento para apresentar as ações realizadas em prol da primeira-infância pelo município.

Após a acolhida inicial dos presentes, a solenidade teve início com o Hino Nacional, entoado pelos alunos da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Edmilson Pinheiro. As mães e crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) do Jabuti apresentaram uma dramatização sobre os Direitos das Crianças. O prefeito Acilon Gonçalves, em seguida, proferiu a palestra “Políticas Públicas para as crianças de Zero a 6 anos”.

Segundo Acilon, a Semana do Bebê é um momento de reflexão de toda a administração pública com relação a ações visando uma vida saudável das pessoas, que começa nove meses antes do nascimento com o pré-natal. “A prefeitura disponibiliza um nascimento com atendimento de qualidade no Hospital Amadeu Sá, estimulo ao parto normal e todo um atendimento na ação social na interação entre a criança de zero a seis, a mãe e o pai. Na Educação, temos escolas preparadas para ensinar os meninos e meninas uma educação humanizada para colhermos bons frutos no futuro”, pontuou.

Após a palestra do prefeito, foi convidada a família do primeiro bebê que nasceu de parto normal, nesta semana para entrar ambiente e receber as devidas homenagens. Thaíssa Monteiro Fortes e seus pais Thainá e Mateus entraram em cortejo, acompanhados da “corte”, formada por atores da Secretaria de Cultura e Turismo, seguidos dos bebês-majestades dos anos anteriores. Thaíssa nasceu no último dia 10 de maio, de parto normal, no Hospital Municipal Amadeu Sá, às 15 horas, com 3,3 kg e 49 cm de altura. A família é moradora da localidade do Santo Antônio.

Os secretários Michele Queiroz (Desenvolvimento Social), Goretti Martins (Educação), Mário Lúcio (Saúde), Michel Chokito (Esportes e Juventude), Léo Abreu (Cultura e Turismo) entregaram presentes aos Bebês Majestades, além da empresa 3corações. Após esse momento foi à vez da solenidade de coroação do Bebê Majestade de 2017. O Manto foi entregue pela primeira-dama do município e vereadora de Fortaleza, Marta Gonçalves; a Coroa pela secretária de Desenvolvimento Social. Michele Queiroz; a faixa pela secretária de Educação, Goretti Martins; o Cetro pelo Secretário de Saúde, Mário Lúcio e a chave da cidade pelo prefeito Acilon Gonçalves.

Durante a Semana do Bebê, iniciada no dia 8 de maio passado, foram realizados, nos postos de saúde, rodas de conversas, palestras, práticas de massagem, passeata, apresentações para as famílias, oficinas com os pais e crianças, contação de histórias, campeonatos esportivos, confecção de cartazes em sala de aula sobre o tema, apresentação de vídeos, entre outras ações.

A programação continua nos dias 15, 17 e 19 nas Unidades Básicas de Saúde da Mangabeira, Olho D’água e Timbú, respectivamente, com rodas de conversa sobre os cuidados com os recém-nascidos e aleitamento materno e o atendimento em puericultura com as mães.