Eusébio encerra semana do trânsito com atividades nas escolas

segunda-feira | 28/09/2015

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), encerrou na sexta-feira (25) a Semana do Trânsito com a realização de palestra sobre a “Campanha de Educação no Trânsito” proferida para os alunos da Escola Izídio José Campina, no bairro Tamatanduba. Ao todo, durante a semana foram oito palestras nas escolas, com uma boa participação dos alunos, além de blitze educativas nos dias 18, 19 e 20 de setembro.

No evento, o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Ocleilson Lima, destacou o empenho dos agentes em trabalhar durante esta semana com maior foco, a educação no trânsito. “Estivermos em várias escolas levando essa mensagem de trabalhar a educação no trânsito. Nossa missão é fazer com que o Código Brasileiro de Trânsito seja cumprido. Espero que vocês saiam dessa atividade e possam repassar o que aprenderam, para um irmão, pai, parente ou amigo que já dirige, pois o respeito à lei poderá evitar diversos dissabores, como acidentes, multas e até apreensão do veículo”, concluiu.

A palestra foi ministrada pelo agente de trânsito Almeida, que através de um áudio visual envolveu os alunos na atividade. Inicialmente ele alertou sobre os perigos de um menor dirigir um veículo, “caso haja um acidente quem responderá pela infração é o pai ou responsável pelo menor. Em caso de morte, o menor fica isento, mas seu pai poderá até ir para a cadeia. É justo outra pessoa pagar pelo seu erro?”, indagou.

Ele abordou ainda sobre o conceito de trânsito, que abrange além dos carros, vias e pedestres; sobre as regras e sobre os acidentes com atropelamentos envolvendo crianças, “os acidentes ocorrem principalmente perto de suas residências ou das escolas, quando a criança está distraída. Em 2001, mais de 1200 crianças, abaixo dos 14 anos, morreram atropeladas”, frisou.

O agente de trânsito apresentou o exemplo do filme; “Velozes e Furiosos”, onde os participantes não respeitavam as regras de trânsito. “Um dos personagens principais desse filme, o Brian, que era interpretado pelo ator Paul Walker, acabou morrendo mesmo, em um grave acidente de trânsito, quando dirigia uma Ferrari a 160 km por hora e acabou batendo em um porte. “Na vida real é diferente!” acentuou.

Após repassar dicas para um trânsito seguro, deu exemplos de placas de trânsito e passou um vídeo de uma animação onde um personagem, o Sr Walker, um homem pacato se transformava em uma fera ao pegar o volante, desrespeitando as regras de trânsito, ocasionando acidentes e no final teve que ter seu carro rebocado. Foram passados outros dois vídeos alertando sobre os cuidados com o uso de celular, do cinto de segurança e o atendimento a preferencial nas vias publicas. No final, os alunos participaram de um jogo dos erros, onde em uma cena tinham que indicar as infrações existentes na imagem.

O Prefeito Júnior destacou o trabalho quem vem sendo realizado pela AMT na área educacional. “Estamos com um trabalho forte de educação no trânsito, também nas ruas, onde os cidadãos recebem alerta sobre o respeito que devem ter com a legislação. Esse trabalho já vem dando bons frutos, como o trânsito melhor organizado na cidade, melhoria do fluxo, organização do estacionamento, sinalização das ruas e redução do número de acidentes nas vias municipais. Vamos dar continuidade a esse trabalho para que o Eusébio seja exemplo de respeito e educação no trânsito”, pontuou.