Eusébio fica entre as 100 cidades do Pais com Alto Desenvolvimento

segunda-feira | 25/02/2019

O Eusébio é o único município das regiões Norte e Nordeste que aparece entre os 100 com alto desenvolvimento do País, segundo Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. O Índice FIRJAN, criado em 2008, acompanha o desenvolvimento socioeconômico dos mais de cinco mil municípios brasileiros com base nas três áreas fundamentais ao desenvolvimento humano: Educação, Saúde e Emprego & Renda. O índice possui periodicidade anual e é calculado exclusivamente com estatísticas públicas oficiais.

Sua metodologia permite tanto analisar a fotografia anual dos municípios quanto a evolução ao longo dos anos. A leitura dos resultados é bastante simples: o Índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. O levantamento foi feito com base em dados oficiais de 2016, últimos disponíveis.

O Eusébio foi a cidade do Ceará melhor avaliada no Índice, tendo maior destaque no quesito Educação, quando atingiu 0,9549, um dos maiores do país; e na Saúde, quando município bateu os 0,9222. Os dois resultados alavancaram o município para o rol dos mais desenvolvidos. Já no Emprego & Renda, o município atingiu 0,6629, considerado desenvolvimento moderado.

Com relação ao índice anterior, com dados relativos ao ano de 2015, o Eusébio teve maior crescimento na área de Saúde, passando de 0,8893 para 0,9222. Na Educação o crescimento foi de 0,9271 para 0,9549. No Emprego & Renda, a crise econômica acabou prejudicando a economia brasileira e consequentemente a dos municípios, portanto o índice no município foi de 0,6643 no levantamento anterior, para 0,6629, no índice atual.

O Eusébio no ranking nacional aparece na 94ª posição do país, a frente de todas capitais brasileiras, excetuando Florianópolis (47ª) e Curitiba (74ª). No Nordeste é a primeira, seguida de Sobral que aparece na 148ª colocação do país. Além de Eusébio, foram considerados com alto desenvolvimento as cidades de Sobral e São Gonçalo do Amarante. Mas o Ceará teve crescimento em relação ao ano anterior nas três vertentes analisadas: 63,4% dos municípios avançaram em Emprego e Renda, 65,8% em Educação e 73,4% em Saúde.

Para o prefeito Acilon Gonçalves a manutenção do Eusébio em primeiro lugar no índice desde as primeiras edições do Índice FIRJAN, demonstra que a gestão vem mantendo a qualidade dos serviços públicos e mantendo os programas sociais, que têm possibilitado uma melhor qualidade de vida dos cidadãos de Eusébio. Destaca que o resultado traz mais responsabilidade para a administração, de buscar a excelência em todos os setores.

“A qualidade do ensino de Eusébio, neste ano, atraiu mil novos alunos para a rede municipal de ensino, vindos de escolas privadas e de outros municípios, isso demonstra nosso trabalho reconhecido. Na saúde temos melhorado ano a ano nossa rede de atendimento, proporcionando a saúde mais perto do cidadão. Creio que, trabalhando nessas vertentes, teremos cada vez mais a qualidade de vida presente em nosso município”, destacou.