Eusébio fica entre os dez municípios que mais exportaram no Ceará em 2017

quarta-feira | 24/01/2018

O Eusébio exportou um total de US$ 32,4 milhões em 2017 ficando entre os dez municípios do Ceará que mais exportaram produtos naquele período. Esse valor representa 1,69% do total exportado no Estado do Ceará. O município de São Gonçalo do Amarante foi o que mais exportou, respondendo por 52,2% do total exportado pelo Ceará. Sobral foi o segundo maior exportador cearense. Fortaleza ficou em terceiro lugar, perdendo posição, visto que em 2016 era o segundo maior município exportador do estado.

Destaque no setor alimentício com grandes empresas exportadoras, como a Fábrica Fortaleza, 3Corações e Poli-Nutri, o Eusébio se destaca também nas áreas farmoquimica, cosmética, medidores de energia, metalúrgica e produtos vegetais. Segundo dados fornecidos pela Câmara Temática de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, em termos de localização, o Eusébio tem 14 empresas exportadoras, ficando em terceiro lugar no Estado, atrás de Fortaleza, com 130 empresas e Maracanaú, com 23. Caucaia tem 13 e Juazeiro do Norte, 11.

Os dez principais municípios exportadores respondem hoje por 90% do total. Hoje o Estado conta com 46 municípios que atuam no comércio exterior. A maioria dos produtos é exportada pelo Porto do Pecém, atingindo o valor de US$ 1,4 bilhão, registrando aumento de 134,2% com relação a 2016. Já o Porto do Mucuripe foi responsável por 13,8% do total do valor exportado pelo estado, de onde partiu peles e couros, ceras Vegetais, calçados e castanha de caju, para citar os mais importantes. O Ceará exportou por 42 portos em 2017.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, a diversificação da economia eusebiense tem garantido uma boa colocação do município no ranking do comércio exterior. Ele destaca que além de multinacionais, pequenas empresas exportadoras contribuem para a boa performance do município na balança comercial do Estado.

O prefeito Acilon Gonçalves diz que o objetivo da administração é melhorar a posição competitiva do Eusébio no mercado externo. O propósito desse esforço, entende ser importante trabalhar para capacitar o setor produtivo para competir com outras regiões ou países estrangeiros. “À medida que a base exportadora se fortalece, há reinvestimentos para expansão das atividades, o que possibilita que a população, renda e poupanças cresçam. Para desenvolver a economia local, acreditamos que as pequenas e micro empresas devem tornar-se mais ativas no contexto da globalização, se capacitando para levar nossos produtos além de nossas fronteiras”, avalia.