Eusébio fica na quinta colocação no ranking da geração de empregos no Estado em 2021

terça-feira | 01/02/2022
O setor que mais contribuiu com esse saldo foi a Construção Civil, com 1.089 empregos criado (Foto: PME/Arquivo)

O município de Eusébio gerou 3.573 vagas de emprego formal em 2021, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda-feira (31) pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. O resultado é a diferença entre as 17.780 pessoas admitidas em vagas de emprego formal durante o ano e os 14.207 que foram desligados dos seus trabalhos. Com esse saldo, o Eusébio foi o quinto município do Ceará que mais gerou vagas de empregos no ano passado, atrás somente de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Caucaia e Maracanaú.

O setor que mais contribuiu com esse saldo foi a Construção Civil, com 1.089 empregos criados, seguido pelo Comércio, com 855 empregos; a Indústria com 562 e os Serviços com 487 vagas criadas com carteira assinada. Esse quadro é bem diferente dos apresentados nos anos anteriores, quando o setor de Serviços era o que mais empregava. A mudança, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, é resultado do período pandêmico que causou prejuízos para o setor que teve que manter suas portas fechadas devido a pandemia de Covid-19. “Temos muito a comemorar, pois o Eusébio mesmo na crise mostrou seu poder e sua força na economia do Ceará”, disse.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca que mesmo com as restrições devido a pandemia, o Eusébio manteve o patamar de crescimento, com a atração de novas empresas e geração de emprego e renda. Ele destaca que para este ano de 2022, há grandes expectativas nos setores de serviços, comércio, construção civil e indústria. “Temos alguns empreendimentos imobiliários e comerciais em construção que resultarão na criação de centenas de empregos diretos”, disse.

Ele observa que a Prefeitura vem atuando para capacitar a mão de obra local para que ocupe as vagas criadas e assim gerem mais divisas para a cidade. “Criamos a Sala do Empreendedor de Eusébio, que vem fazendo essa intermediação dos empregos junto as empresas e capacitando nossos trabalhadores para que atendam às exigências do mercado, criando assim condições para uma melhor qualidade de vida de nossos cidadãos”, enfatiza o prefeito.