Eusébio firma parceria com o Governo do Estado para fortalecer ações com foco na educação infantil

sexta-feira | 05/02/2021
O Eusébio e outros 23 municípios, incluindo a capital Fortaleza, foram escolhidos para a implantação das ações voltadas para a Educação Infantil (Foto: Arte Mais Infância/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio firmou parceria com o Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, juntamente com as fundações Maria Cecília Souto Vidigal, Bernand Van Lee e Porticus, para iniciar a partir deste mês de fevereiro, o processo de implantação de ações, com foco na educação infantil, parentalidade, gestão e cidades.

O Prefeito Acilon Gonçalves, o secretário Júlio César da Costa (Educação) e a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro participaram da solenidade virtual, que contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, da secretária Eliana Estrela (Seduc) e do secretário executivo Francisco Ibiapina (SPS).

Na oportunidade, Acilon e outros 23 prefeitos firmaram o compromisso para realizar as ações. Os projetos terão o investimento total de cerca de R$ 7,5 milhões. A vice-governadora Izolda Cela disse que o foco na primeira infância é uma agenda muito importante dentro da gestão pública. “Esse cuidado é como se fosse uma plantação, algo necessário, tanto para o presente como para o futuro, quando vamos colher os frutos”, disse.

Para a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, o trabalho junto com os municípios possibilita um avanço nas políticas públicas adotadas no Estado. “O êxito que Ceará tem obtido nas ações em prol da primeira infância ocorre devido a forte parceria com os municípios, independente das diferenças partidárias. Através do programa Mais Infância Ceará, o Estado vem dando exemplo de como investir e priorizar as nossas crianças”, pontuou.

Critérios

O Eusébio e outros 23 municípios, incluindo a capital Fortaleza foram escolhidos seguindo alguns critérios, como o número elevado de famílias com crianças de 0 à 6 anos em situação de extrema pobreza; infraestrutura e capacidade local; cobertura de creche acima da média nacional (30%); presença do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV); e diversidade de tamanho populacional, distribuição regional e tipologia urbano-rural.

Segundo Acilon, a educação infantil é uma das prioridades da administração. “Nós mudamos o foco e passamos a investir na educação infantil. Aqui temos educação de seis meses em diante”, ressaltou. Na educação infantil, será avaliada a qualidade do ensino e elaborado os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil do Ceará, além de capacitar gestores municipais. No eixo parentalidade, será implementado o Programa ACT, que visa fortalecer a criação de uma criança prevenindo os maus tratos e a violência no presente e no futuro; e ainda apoiar o desenvolvimento integral na primeira infância, com o projeto Crescer Aprendendo.

Com informações do Governo do Estado