Eusébio foca no acompanhamento cadastral dos beneficiados com o Bolsa Família

sexta-feira | 20/07/2018

O Bolsa Família, que é um programa do Governo Federal, criado para atender famílias em situação de pobreza, identificadas no Cadastro Único para Programas Sociais, atende 5.360 famílias no município de Eusébio. Têm acesso ao benefício, famílias que tenham renda mensal. por pessoa. de até R$ 85,00 ou renda mensal. por pessoa. de R$ 85,01 a R$170,00, desde que possuam crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos em sua composição.

Conforme o relatório do Ministério do Desenvolvimento Social, no mês de junho de 2018 foram transferidos R$ 827.803,00 às famílias do Programa no município e o benefício médio repassado foi de R$ 154,44 por família. A cobertura do programa é de 111,32% em relação à estimativa de famílias pobres no município.

O Eusébio já alcançou a meta de atendimento do programa. O foco da gestão municipal atualmente é a manutenção da atualização cadastral dos beneficiários, para evitar que famílias que ainda precisam do benefício tenham o pagamento interrompido. A qualidade dos dados cadastrais aumenta a possibilidade de que todas as famílias que necessitem sejam beneficiárias do Programa.

Atualmente são 6.357 crianças e jovens de 6 a 17 anos que participam do Bolsa Família precisavam que devem ter a frequência escolar acompanhada no último bimestre. Dessas, foram acompanhadas 5.642. Portanto, 88,75% das crianças e jovens de 6 a 17 anos do Bolsa Família tiveram a informação de frequência escolar registrada nesse período.

Já na área da Saúde, 4.604 famílias foram acompanhadas no último semestre. As famílias que devem ser acompanhadas na saúde são aquelas que possuem crianças de até 7 anos e/ou mulheres gestantes. O município conseguiu acompanhar 4.604 famílias, o que corresponde a um acompanhamento de 100,00%. A média nacional de acompanhamento na saúde é de 72,76%. Assim, o município possui um acompanhamento da agenda de saúde muito bom, acima da média nacional.

Cadastro único

O Cadastro Único é o sistema que registra as informações sobre cada família de baixa renda, identificando seus membros e suas condições econômicas e sociais. O governo federal utiliza os dados do Cadastro Único para conceder benefícios de programas sociais, como: Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família, entre outros.

Os dados do Cadastro Único também podem ser utilizados para o planejamento das ações e para a seleção de beneficiários dos programas sociais geridos pelo município. O Eusébio já vem realizando as atividades de cadastramento e possui 9.593 famílias inseridas no Cadastro Único; 8.119 famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos; 8.548 famílias com renda até meio salário mínimo; e 7.252 famílias com renda até meio salário mínimo com o cadastro atualizado.

A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 84,84%, enquanto que a média nacional encontra-se em 73,16%. O Cadastro Único funciona na sede dos CRAS na Sede, Jabuti e Mangabeira.