Eusébio foi o terceiro município que mais gerou empregos no Ceará em 2020

segunda-feira | 01/02/2021

Os três pilares da economia do município são o Comércio, a Construção Civil e os Serviços que mantiveram o equilíbrio no mercado de trabalho no município (Foto: Divulgação/PME)

O município do Eusébio ficou na terceira colocação no Estado do Ceará na geração de oportunidades de trabalho em 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O Eusébio só ficou atrás apenas de Sobral, que gerou 2.834 vagas e a capital Fortaleza, com 2.419. “Em um ano difícil para a economia, o Eusébio mostrou sua força e a pujança de sua economia. Os empregos continuaram sendo gerados, apesar dos muitos postos de trabalho fechados, devido a pandemia pelo novo coronavírus”, disse o prefeito Acilon Gonçalves.

Em 2020, o cenário foi mais equilibrado nos setores econômicos na cidade. Por ser um município eminentemente urbano, a agropecuária é pouco explorada e encerrou o ano com menos 4 vagas, no total. Já a indústria fechou com saldo positivo de 99 vagas; o comércio, com 457 postos de saldo criados; a construção civil, 603 e o setor de serviços encerrou o ano com saldo positivo de 672 vagas com carteira assinada.

O estado do Ceará encerrou o ano de 2020 com um saldo positivo de mais de 18 mil empregos. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, os três pilares da economia do município – Comércio, Construção Civil e Serviços – proporcionaram o equilíbrio em termos de admissões e demissões no mercado de trabalho do município. Isso devido à grande rotatividade dos setores e pela demanda maior ocasionada pela pandemia.

“As pessoas permaneceram mais em casa e com isso aumentou o consumo. Também o setor de construção civil foi muito demandada no tocante a reformas, chegando a ponto de faltar material e mão de obra no mercado. E o setor de serviços, apesar das restrições, conseguiu se reerguer e terminar o ano bem”, afirmou.

Veja o ranking

1. Sobral: 2.834