Eusébio forma 200 crianças na prevenção às drogas

quinta-feira | 15/08/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação com apoio da Polícia Militar, realizou nesta quinta-feira (15), a solenidade de formatura de 200 alunos no Programa Educação e Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). Eles são oriundos das escolas da Rede Pública Municipal: Eduardo Alves Ramos, Mário Sales, São Miguel e Otoni Sá. Participaram do evento, o Prefeito de Eusébio, Júnior; a Secretária de Educação, Ivonilde Silva dos Santos e o comandante do Ronda do Quarteirão no município, George Gonçalves.

O soldado Rafael Martins Rosendo fez uma explanação inicial sobre o Proerd, que foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983 com o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education) ou DARE América, através de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade, para ser implantado em escolas. O principal objetivo do programa é prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar. O projeto chegou ao Brasil em 1992-93, no eixo Rio-São Paulo. Em 1998 foi iniciada a primeira turma de instrutores do projeto no Ceará. O Estado só deu início ao Proerd em 2001.

No Eusébio, desde 2008, o programa já formou mais de 5 mil alunos. “Aqui no Eusébio temos milhares de meninos de 8 a 12 anos que foram vacinados contra as drogas e a violência e isso nos traz satisfação, pois eles levam dentro de si tudo que foi apreendido nesse curso, de que devem permanecer longe das drogas e do crime para terem uma vida saudável e cidadã”, destacou.

Em seguida, foi feita uma apresentação de dança pelos alunos da Escola Mário Sales, retratando a violência na sociedade e a Educação com forma de fugir das drogas e criminalidade. A coordenadora do Departamento de Assistência ao Estudante, da Secretaria Municipal de Educação, professora Maria do Carmo (Carmosa), destacou que sempre no final do curso do Proerd, cada aluno elabora uma redação retratando o aprendizado. Dentre eles foram escolhidas as três melhores que foram apresentadas pelos alunos Alan Uchoa, Carla Abreu e Ronângela Caroline. Os três receberam medalhas pelo feito.

Já a aluna Ana Priscila Arruda, do 4º ano B da Escola São Miguel, apresentou um cordel, elaborado por ela, em homenagem ao instrutor do curso, Capitão Moreira. Ele, por sua vez, agradeceu aos alunos pela participação no curso e pela dedicação. “Hoje quando estamos em alguma comunidade, somos recebidos pelos diversos alunos que participaram do curso do Proerd e ficamos satisfeitos em saber que eles continuam imunes aos apelos dos traficantes e dos criminosos. Sei que foram diversas ocorrências com drogas no Eusébio envolvendo crianças e adolescentes, mas nenhum deles participou do nosso curso. A droga já matou mais que a primeira e a segunda guerra mundiais juntas e não escolhe classe social, raça ou cor. Temos que continuar unidos para livrar nossas crianças desse grande mal do século”, afirmou o sargento Moreira.

Em seguida os alunos fizeram o juramento do Curso e as diretoras das quatro escolas receberam simbolicamente o certificado de conclusão, representando todos os alunos de cada unidade. O diploma “Aluno Proerd” será entregue posteriormente na Escola participante em solenidade com a presença dos pais dos alunos. As diretoras das escolas Eduardo Alves Ramos, São Miguel, Otoni Sá e Mário Sales receberam medalhas de honra ao mérito pelo apoio dado por elas ao projeto.

A Secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde Silva dos Santos, parabenizou todos os alunos e a equipe técnica do projeto pelo excelente resultado do curso. “Aqui foi plantada uma sementinha no coração de cada um de vocês, que com certeza vai germinar e futuramente dar frutos nas suas vidas. Vocês são a base e podem ser multiplicadores dessa idéia nas suas comunidades para livrar mais e mais pessoas do mal das drogas”, afirmou.

O comandante do Ronda, George Gonçalves, destacou que desde quando o Proerd foi implantado em Eusébio, em 2008, a criminalidade e a violência envolvendo jovens tem tido retração. “Sei que precisamos melhorar ainda mais e erradicar a violência de nosso meio e com esse projeto estamos no caminho certo. Essa parceria com a Prefeitura e a Polícia Militar é fundamental para alcançarmos melhores resultados”, frisou.

O Prefeito Júnior disse que o Proerd é um projeto vitorioso, pois tem no seu escopo um sentimento que pode mudar os corações e o mundo, que é o amor. Diz que esse sentimento, unido com a disciplina militar, tem sido responsável por salvar vidas. “O muito que vocês aprendem ao participar do Proerd, vimos aqui nessa solenidade e o principal é o respeito às pessoas e à vida. A Prefeitura de Eusébio continua e continuará a apoiar projetos como esse, que vai nos auxiliar a concretizar um grande sonho nosso que é incluir no currículo escolar a disciplina de prevenção às drogas, para iniciarmos desde cedo o trabalho de prevenção com nossas crianças”, revelou.