Eusébio forma a primeira turma da Escola de Promoção à Vida

sexta-feira | 25/06/2021
Oitenta alunos concluíram o curso e receberam seus certificados. Agora são cidadãos e cidadãs do mundo (Foto: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria Especial Sobre Drogas, realizou nesta sexta-feira (25), a formação da primeira turma da Escola de Promoção à Vida. A solenidade, realizada no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves e dos secretários: Josete Malheiro (Saúde), Júlio César da Costa (Educação), Rejane Sales (Segurança), Samara Cordeiro (Desenvolvimento Social), Tamara Holanda (Gabinete), Agente Almeida, representando a AMMA e a Assessora Especial Sobre Drogas, Micheline Said.

O momento foi aberto com a apresentação do Pavilhão Nacional, sendo comandado pelo Sub Inspetor Simão, instrutor do projeto. Nesse momento, os alunos se apresentaram conduzindo a bandeira, em ritual militar. Foi entoado o Hino Nacional e o Hino de Eusébio.

Em seguida, Micheline Said destacou a formação da primeira turma da Escola da Promoção A Vida do Município. “É um momento de muita felicidade, de muita comemoração. É o momento que avaliamos esses dois últimos anos. Era para estarmos aqui com 80 jovens e 80 famílias, mas a pandemia impediu e está presente uma representação da turma, mas os demais estão acompanhando essa solenidade virtualmente. Parabéns por essa vitória!” disse.

Segunde Micheline, falar da Escola, é falar de superação, é falar de futuro, é falar de transformação. “Estamos aqui com a geração futura do nosso município. Nós estamos aqui formando lideres, formando pessoas que vão fazer a diferença no nosso município. Desde o início quando nós começamos em 2019, com os projetos Jovens em Exercício da Cidadania (JEC) e Mulheres em Exercício da Cidadania (MEC) firmamos esse propósito de proporcionar a transformação”, comentou.

Depoimentos

Em seguida, houve depoimentos dos alunos através de vídeos e uma homenagem póstuma ao aluno Micael Nogueira da Silva. A mãe de um dos alunos, a senhora Cristiane Davis de Deus, presente à solenidade, agradeceu a Deus por ter enviado esse projeto para o Eusébio e desejou que ele cresça, para outras mães e outros jovens tenham esse privilégio. “Era uma tempestade que eu estava passando dentro da minha casa com meus filhos. Eu estava perdendo o controle. Estava muito decepcionada e entristecida. Foi quando esse projeto chegou de braços abertos, e quando o mundo dizia para meu filhos que eles não tinham jeito, o projeto veio e disse o contrário. Quero agradecer por esse projeto chamado amor, pois ele veio cheio de amor”, salientou.

O filho dela, o aluno Khauan Davis disse que o projeto teve uma grande importância na sua vida e na de seu irmão. Ele agradeceu a Deus, a direção na Escola e ao prefeito Acilon, por pensar e executar esse projeto, que segundo ele, deu um novo rumo à sua vida.  “Hoje tenho muito orgulho de dizer que sou um formando da Escola de Promoção à Vida”, pontuou.

O prefeito Acilon Gonçalves em seu pronunciamento disse que todos têm o direito de sonhar, mas não adianta sonhar se não houver luta para transformar os sonhos em realidade. “No Eusébio temos um lema que é, Nenhum a Menos.  Temos que despertar e lutar para que todos tenham uma oportunidade de viver em sociedade, tendo de todos o respeito e a certeza de que está aqui para contribuir por uma sociedade melhor. Todos vocês aqui fizeram esse trabalho. Quero parabenizar os alunos, direção da escola e os secretários que contribuíram com o sucesso dessa turma”, destacou.

Acilon falou, ainda, sobre o Programa Estudante Padrão (PEP) que beneficia os melhores alunos da rede municipal de ensino. “Cada participante bate no peito e diz ter a honra de ser aluno do Programa Estudante Padrão. Já os meninos do JEC e as meninas do MEC que concluem hoje são cidadãos e cidadãs do Eusébio, Ceará e do mundo. Nunca podemos perder a oportunidade de nos emocionar. Hoje me emocionei ao ver a transformação de vidas. Temos que tocar o coração das pessoas e o meu foi fortemente tocado. Estamos aqui para buscar o porto seguro para todos, pois temos certeza que seremos exemplo para que outras cidades nos imitem e passem também a beneficiar meninos e meninas”, concluiu.