Eusébio ganha indústria de radiofármacos

quinta-feira | 06/11/2014

O Polo Tecnológico de Saúde de Eusébio começa a ganhar contornos previstos no planejamento inicial. Atualmente o grande canteiro de obras erguido no local está concentrado na construção da sede da Fiocruz, mas para o local estão previstas mais 20 empresas, todas com foco na área de saúde.

Uma delas é a Villas Boas Radiofármacos Brasil, que tem sua matriz em Brasília, e é uma das líderes na produção de radiofármacos. Para a fábrica de Eusébio, a empresa está investindo R$ 16 milhões, e deverá gerar 75 empregos, diretos e indiretos. Nesta semana a empresa recebeu no Porto do Pecém, um equipamento fundamental para a fabricação de radiofármacos que será instalada na unidade de Eusébio. Trata-se de um ‘Cíclotron’, um acelerador de partículas, importado dos Estados Unidos.

Segundo o Prefeito de Eusébio, Júnior, a previsão é que a partir de abril do próximo ano, a indústria já esteja produzindo no Eusébio e com isso o Ceará entrará definitivamente no mercado produtor de biofármacos e radiofármacos, que hoje é dominado no Nordeste pelos estados da Bahia e Pernambuco. O produto é utilizado em exames médicos por imagem.

A escolha do Ceará e mais especificamente do Eusébio, segundo o diretor da Villas Boas Radiofármacos, Tiago Mundim, é devido à logística e localização para a distribuição para todo o Norte e Nordeste. “Estamos nos colocando perto dos nossos principais clientes e Fortaleza tem um mercado de saúde em crescimento”, completa.

A Villas Boas é uma das principais produtoras para as Regiões Nordeste e Norte dos biomarcadores utilizados no campo da medicina nuclear para o diagnóstico e o tratamento de doenças neurológicas, cardiológicas e, principalmente, oncológicas.