Eusébio ganha nova escola de ensino em tempo integral

quarta-feira | 24/01/2018

O município do Eusébio vai ganhar uma nova unidade em tempo integral. Trata-se da Escola Estadual Manoel Ferreira da Silva, na Mangabeira. O anúncio foi feito pelo Governador Camilo Santana. Os recursos virão do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do Governo Federal. O município já conta com outra escola em tempo integral, a Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, no Coité, considerada de excelência em termos estaduais.

Conforme a política de fomento à implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), o objetivo geral é apoiar a ampliação da oferta de educação de ensino médio em tempo integral nas redes públicas dos Estados e do Distrito Federal, por meio da transferência de recursos às Secretarias Estaduais e Distrital de Educação, que participam do programa. O Ceará receberá R$ 40 milhões para essa ação que beneficiará, ao todo, 19 municípios.

Os recursos do EMTI podem ser utilizados nas despesas com remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação; na aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino; uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino; realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino e para a aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.

Atualmente, o Estado tem 117 Escolas Profissionalizantes e 71 Escolas de Ensino Regular em tempo integral. Conforme a lei que instituiu o modelo, as escolas com funcionamento em tempo integral organizam e integram o ensino médio à educação profissional, configurando cenários de cidadania que articulam o direito à educação e ao trabalho.

Segundo a secretária de Educação de Eusébio, Goretti Martins, a organização da escola em tempo integral é uma estratégia defendida por todos que querem que a educação formal desenvolvida em estabelecimentos públicos consiga proporcionar aos filhos de trabalhadores uma formação integral e que respeite seus potenciais, direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

O governo também anunciou investimento da ordem de R$ 27 milhões para reformas de escolas públicas da rede estadual neste ano. Os recursos serão aplicados na requalificação de espaços como salas e banheiros e na reforma elétrica dos prédios. Além da Escola Manoel Ferreira, o Eusébio tem duas outras escolas estaduais de ensino regular: a Ana Bezerra de Sá, na Sede; e a Francisca Linhares, no Jabuti, que deverão ser beneficiadas com os recursos.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a iniciativa do Governo é muito bem vinda, pois vem melhorar e ampliar o ensino médio no município. “O ensino fundamental de Eusébio é exemplo de que o tempo integral é a saída para termos uma educação de qualidade. Os governos federal e estadual estão vislumbrando isso agora, e estão investindo também nessa área, felizmente. Só quem tem a ganhar é a população”, frisou.